ENSINO E PESQUISA: REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA PAUTADA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INVESTIGATIVA

Autores

  • ANA MARIA RADAELLI DA SILVA
  • JUÇARA SPINELLI

Resumo

O propósito deste texto é socializar reflexões sobre a experiência que vem sendo construída em decorrência dos procedimentos adotados nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa e Seminários de Pesquisa em Geografia da Universidade de Passo Fundo - UPF, bem como levantar idéias que possam subsidiar o debate acerca da iniciação científica, via de regra, demarcada pela elaboração de trabalhos de conclusão de curso no ensino superior. Para tal, apresentam-se, inicialmente, referências teóricas que orientam a metodologia da pesquisa e discute-se o ensinar a pesquisar; posteriormente, destaca-se como vem sendo trabalhado o ensino na direção da iniciação investigativa, demonstrando-se o processo construído ao longo do Curso, na UPF e, ao final, analisa-se a articulação dos trabalhos elaborados a partir dessas disciplinas, tanto ao currículo acadêmico quanto à consolidação das linhas de pesquisa do Curso.

Biografia do Autor

ANA MARIA RADAELLI DA SILVA

possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1968) , graduação em Complementação em Geografia pela Universidade de Passo Fundo (1975) , especialização em Em Informática na Educação pela Universidade de Passo Fundo (1988) , especialização em Metodologia do Ensino da Geografia pela Universidade de Passo Fundo (1992) e mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1999) . Atualmente é Professor titular 3 da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Metodologia do Ensino. Atuando principalmente nos seguintes temas: Descontinuidade curricular, Organização do trabalho pedagógico, Geografia no ensino fundamental.

JUÇARA SPINELLI

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e especialização em Educação Ambiental pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (2009). Atualmente, é professora e coordenadora do Curso de Geografia - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus de Erechim/RS e doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), desenvolvendo sua pesquisa junto ao LABES - Laboratório do Espaço Social. Foi professora e coordenadora do Curso de Geografia e do Curso de Pós-Graduação em Geografia e Turismo (especialização) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Foi professora dos cursos de graduação em Geografia e em Engenharia Ambiental e do curso de Pós-Graduação em Educação Socioambiental (especialização) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Nessa instituição atuou, também, como coordenadora do Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais - CCTAM. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Técnicas de Análise e Avaliação Urbana e Regional, principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano-ambiental, dinâmica imobiliária, transformações socioespacias urbanas e rurais, cartografia e desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

RADAELLI DA SILVA, A. M.; SPINELLI, J. ENSINO E PESQUISA: REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA PAUTADA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INVESTIGATIVA. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 163–176, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/228. Acesso em: 29 mar. 2024.