ENSINO E PESQUISA: REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM GEOGRAFIA PAUTADA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INVESTIGATIVA
Resumo
O propósito deste texto é socializar reflexões sobre a experiência que vem sendo construída em decorrência dos procedimentos adotados nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa e Seminários de Pesquisa em Geografia da Universidade de Passo Fundo - UPF, bem como levantar idéias que possam subsidiar o debate acerca da iniciação científica, via de regra, demarcada pela elaboração de trabalhos de conclusão de curso no ensino superior. Para tal, apresentam-se, inicialmente, referências teóricas que orientam a metodologia da pesquisa e discute-se o ensinar a pesquisar; posteriormente, destaca-se como vem sendo trabalhado o ensino na direção da iniciação investigativa, demonstrando-se o processo construído ao longo do Curso, na UPF e, ao final, analisa-se a articulação dos trabalhos elaborados a partir dessas disciplinas, tanto ao currículo acadêmico quanto à consolidação das linhas de pesquisa do Curso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.