LUGAR E CULTURA URBANA: UM ESTUDO COMPARATIVO DE SABERES DOCENTES NO BRASIL

Autores

  • HELENA COPETTI CALLAI
  • LANA DE SOUZA CAVALCANTI
  • SONIA MARIA VANZELLA CASTELLAR

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa sobre Lugar e
Cultura Urbana: os saberes dos professores de Geografia no
Brasil, investigação de caráter interinstitucional que aborda o
tema a partir de um estudo comparativo entre as cidades de
Goiânia (GO), Ijuí (RS) e São Paulo (SP). O objetivo deste
estudo é caracterizar e analisar as concepções dos professores
a respeito da cidade e da sua cultura, considerando a
possibilidade da cidade ser entendida em função da dinâmica
do território. Os dados foram obtidos através de entrevistas,
observações de aulas e questionários respondidos por
professores de Geografia.

Biografia do Autor

HELENA COPETTI CALLAI

Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1973), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado pela UAM - Universidade Autonoma de Madrid. Pesquisadora do CNPq. Atualmente é pofessora titular no DHE - Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências na UNIJUI e orienta no mestrado e doutorado em Geografia na UFRGS. É professora visitante na Universidad Academia de Humanismo Cristiano- Chile. Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, educacão, ensino, aprendizagem e ensino de geografia, e em curriculo e formação de professores, para o ensino superior e escola basica. É coordenadora do Program,a de Pós Graduação em Educação nas Ciências- Mestrado e Doutorado da UNIJUI. Coordena pela UNIJUI desde 2005 o Convenio Internacional UNIJUI-UAM-Universidad Autonoma de Madrid, e desde 2009 o convenio internacional da UNIJUI com a UAHC-Universidad Academia de Humanismo Cristiano de Santiago do Chile.

LANA DE SOUZA CAVALCANTI

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990) doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado na Universidade Complutense de Madrid/Espanha. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geografia e do ensino, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, formação de professor, lugar, geografia, cidade e espaço urbano.

SONIA MARIA VANZELLA CASTELLAR

Professora Livre Docente em Metodologia do Ensino de Geografia da Faculdade de Educação da USP. Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Didática pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996). Lidera o grupo de Pesquisa GEPED - Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia e Práticas Interdisciplinares, credenciado no CNPq. Possui pesquisa nas áreas de Formação de Professores, Educação Geográfica, Cartografia Escolar, Didática da Geografia, Educação em espaços formais e não-formais de aprendizagem. Bolsista Produtividade do CNPq na área de Geografia Humana. Participa do Grupo de Pesquisa de Investigadores Latino Americanos em Didática da Geografia - REDLADGEO - e editora da revista ANEKUMENE do grupo REDLADGEO. Coordena estudos comparados, com financiamento da CAPES/Colciências em parceria com a Universidade da Antioquia/Medellin e FAPESP - melhoria do ensino público -, sobre estudo da cidade, urbano, uso do solo e lugar. Além de ser autora de vários artigos sobre formação de professor, metodologia do ensino e livros didáticos em geografia para o ensino fundamental II.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

CALLAI, H. C.; CAVALCANTI, L. D. . S.; CASTELLAR, S. M. V. LUGAR E CULTURA URBANA: UM ESTUDO COMPARATIVO DE SABERES DOCENTES NO BRASIL. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 91–108, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/224. Acesso em: 16 abr. 2024.