Em tempos de defesa do óbvio: os desafios da docência em Geografia
Resumo
O presente artigo tem o intento de propor uma discussão acerca da necessidade do óbvio no contexto hodierno, com o enfoque para o ensino de Geografia e a formação de professores. Busca problematizar os desafios da docência em Geografia no espaço escolar e apontar possibilidades para seu enfrentamento. Trata-se de um trabalho construído a partir de inquietações provenientes da prática profissional na licenciatura em Geografia, as quais são aprofundadas por meio de um debate teórico realizado a partir de uma revisão bibliográfica. Salienta-se a necessidade de defender o óbvio no contexto contemporâneo e propõe-se alternativas profícuas que podem assentar as práticas docentes, como a clareza epistemológica, a relação professor-aluno dialógica e questionadora e a Arte como impulsionadora de reflexão e sensibilização no ensino de Geografia. Em tempos de defesa do óbvio, urge repensar e ressignificar as posturas docentes com vistas à construção de um ensino de Geografia pautado no estranhamento, na sensibilidade e na humanização.
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