Educação geográfica e a relação sociedade-natureza

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Resumo

Este artigo expõe uma discussão sobre educação geográfica, reafirmando a necessidade do ensino de geografia através dos conceitos de paisagem e espaço geográfico, apresentando elementos para um debate através dos conteúdos da relação entre sociedade e natureza. Ao primeiro momento, defendemos a importância do ensino-aprendizagem na perspectiva da construção do conhecimento, lembrando o movimento de renovação das propostas do ensino de geografia desde o final dos anos 1980. No segundo momento, destacamos a necessidade de práticas pedagógicas no ensino de geografia que articulem as dimensões da sociedade e da natureza através dos conceitos de paisagem e espaço geográfico, finalizando com uma proposta de estudo do solo em uma perspectiva de entendimento da totalidade socioespacial.

 

Biografia do Autor

Rodrigo José de Góis Queiroz, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

QUEIROZ, R. J. de G. Educação geográfica e a relação sociedade-natureza. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 53, p. 15–52, 2020. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1694. Acesso em: 29 mar. 2024.