Educação geográfica e a relação sociedade-natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1694

Resumo

Este artigo expõe uma discussão sobre educação geográfica, reafirmando a necessidade do ensino de geografia através dos conceitos de paisagem e espaço geográfico, apresentando elementos para um debate através dos conteúdos da relação entre sociedade e natureza. Ao primeiro momento, defendemos a importância do ensino-aprendizagem na perspectiva da construção do conhecimento, lembrando o movimento de renovação das propostas do ensino de geografia desde o final dos anos 1980. No segundo momento, destacamos a necessidade de práticas pedagógicas no ensino de geografia que articulem as dimensões da sociedade e da natureza através dos conceitos de paisagem e espaço geográfico, finalizando com uma proposta de estudo do solo em uma perspectiva de entendimento da totalidade socioespacial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo José de Góis Queiroz, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

QUEIROZ, R. J. de G. Educação geográfica e a relação sociedade-natureza. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 53, p. 15–52, 2020. DOI: 10.62516/terra_livre.2019.1694. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1694. Acesso em: 25 nov. 2024.