Estágio supervisionado em Geografia: questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação

Autores

  • Ivaneide Silva dos Santos UNICAMP UNEB
  • Rafael Straforini UNICAMP

Resumo

O artigo discute a importância do Estágio Supervisionado no processo de construção e significação do saber geográfico nos cursos de licenciatura em Geografia. O trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado que tem como problemática a dificuldade dos estagiários em trabalharem conteúdos da Geografia escolar nas regências de estágio que não fazem parte dos conhecimentos geográficos construídos ao longo do curso de graduação. O lócus da investigação é um dos cursos de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A pesquisa conta com os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria do Discurso fundamentada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (2004), por considerarmos que esta é uma ferramenta de compreensão do social por ordens discursivas. Os resultados revelam que o Estágio Supervisionado em Geografia é colocado num jogo de disputas por hegemonia discursiva no currículo dos cursos, em uma rede articulatória de cadeias de diferenças e equivalências.

Biografia do Autor

Ivaneide Silva dos Santos, UNICAMP UNEB

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, área de concentração: Análise Ambiental e Dinâmica Territorial. Mestre pelo programa de pós-graduação Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional pela UNEB (2009). Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (2004). Especialista em Metodologia e Ensino da Geografia Pela UNEB (2005). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, lotada no Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Jacobina-BA. É professora da Secretaria Estadual de Educação da Bahia, atuando no Colégio Estadual de Serrolândia.

Rafael Straforini, UNICAMP

Doutor em Geografia pela UFRJ (2007), Mestre em Educação Aplicada às Geociencias pela UNICAMP (2001) e graduado (bacharelado e licenciatura) em Geografia pela UNESP/Rio Claro (1997). Atualmente é Professor Doutor (MS III) do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação em Geografia, com ênfase em Geografia Escolar/Didática da Geografia e Geografia Histórica; atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de Geografia, metodologia de ensino, tecnologias educacionais, formação de professores, circulação e transporte no Brasil nos séculos XVIII e XIX. Editor-chefe da Revista Brasileira de Educação em Geografia. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Instituto de Geociências – UNICAMP.

Downloads

Publicado

2019-05-22

Como Citar

DOS SANTOS, I. S.; STRAFORINI, R. Estágio supervisionado em Geografia: questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 51, p. 292–324, 2019. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1533. Acesso em: 19 mar. 2024.