A questão agrária e a Educação do/no campo: Trajetórias de vida e dialogias no trabalho de formação de educadores
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2015.611Abstract
Neste artigo relata-se parte dos trabalhos realizados com o tema questão agrária e educação do campo no curso de licenciatura em educação do campo da Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Setor Litoral. Inicialmente abordamos aspectos da questão agrária brasileira e seus desdobramentos na educação dos povos do campo. Posteriormente, discutimos a fundamentalidade do estabelecimento de processos dialógicos entre as trajetórias de vidas dos educandos e o trabalho com os temas indicados, relatando experiências em sala de aula. Concluímos que: as características da educação rural e da educação do campo no Brasil desdobraram-se do modo como a questão agrária foi materializada historicamente no país; considerando a trajetória de parte dos educandos do campo e as políticas públicas voltadas a eles é fundamental construir relações dialógicas entre os seus saberes e aqueles historicamente construídos a fim de que possam compreender a realidade na qual vivem e, assim, construir estratégias para a ampliação e fortalecimento das escolas do campo.
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