Mudanças e continuidades nos livros didáticos de Geografia: uma análise comparativa em Brasil, Espanha e Portugal

Autores

  • Ivaine Maria Tonini UFRGS
  • Sérgio Claudino IGOT/UNIVERSIDADE DE LISBOA
  • Xosé Manuel Souto UNIVERSIDADE DE VALENCIA

Resumo

Este estudo trata de uma analise comparativa sobre livros didáticos de Geografia entre países que tem estreitos vínculos históricos-educacionais, para compreender como eles se conectam, com a intenção de observar inovações didáticas contributivas para o ensino de Geografia e significativo ao estudante. Os livros didáticos são recursos muito utilizado nas salas de aulas, por corresponder a um resumo canônico dos temas acadêmicos. Na representação social dos estudantes o livro didático assume como conteúdo para estudar para passar nas várias avaliações que são realizadas para o sucesso escolar. As análises são em algumas edições das décadas de 1980 e 2000 de livros de ensino médio, cujos inícios apontam que as continuidades observadas estão atreladas pelas normas registradas nas novas políticas publicas impostas, as quais ainda direcionam conteúdos e editoração dos livros. As mudanças estão na inserção de novos conteúdos que trazem sinais de abordagens mais reflexivas. Ao estabelecer comparações entre os países constata-se que os livros apresentam mudanças nos aspectos formais (textos, mapas, gráficos e imagens), mas a visão de mundo inscrita entre o período analisado manteve muita inércia sobre entendimento de mundo.

Biografia do Autor

Ivaine Maria Tonini, UFRGS

PROFA. DEPTO. ENSINO E CURRICULO/FACED E PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA/UFRGS

Sérgio Claudino, IGOT/UNIVERSIDADE DE LISBOA

PROFESSOR DA FACULDADE DE LETRAS E INSTITUTO DE GESTAO E ORDENAMENTO DO TERRITORIO/UL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA/UL

Xosé Manuel Souto, UNIVERSIDADE DE VALENCIA

PROFESSOR FACULTAT DE MAGISTER E COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIDACTICA DE CIENCIAS SOCIAIS/UNIVERSIDADE DE VALENCIA

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-06-30

Como Citar

TONINI, I. M.; CLAUDINO, S.; SOUTO, X. M. Mudanças e continuidades nos livros didáticos de Geografia: uma análise comparativa em Brasil, Espanha e Portugal. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 45, p. 31–61, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/604. Acesso em: 20 abr. 2024.