“Eu vou contar pra vocês..." - A arte de Luiz Gonzaga e a Geografia do Nordeste brasileiro

Autores

Resumo

O referido texto está inserido nos objetivos dos projetos Dialog e Geomúsica, que contemplam propostas de formação em Geografia, pela inserção de práticas de ensino e de aprendizagem inovadoras, no contexto da universidade e no âmbito da formação docente, bem como na escola de educação básica. Nesse sentido, tal trabalho vem propiciar a discussão em relação à formação do futuro docente em Geografia, além de apresentar e discutir possibilidades exitosas de novas práticas, no ensino básico, que contribuam para renovadas leituras do mundo. Assim, nessa busca por um ensino e aprendizagem autônomos e reflexivos, concebemos que a linguagem musical pode proporcionar o trabalho de conceitos e temas da Geografia, a partir do entrelaçamento dos conteúdos curriculares geográficos com as letras de músicas e vice-versa, tornando, assim, o aprender e o ensinar Geografia mais lúdico, prazeroso e dinâmico. Nessa perspectiva, as músicas de Luiz Gonzaga, por tornar visíveis e discutir a realidade nordestina: física/geográfica, econômica, social, política, ambiental e cultural, tornam-se importantes recursos didático-pedagógicos para se ensinar e aprender Geografia, fazendo outras e novas leituras do mundo/realidade.

 

Palavras-Chave: Ensino de Geografia. Música. Luiz Gonzaga. Nordeste brasileiro.

Biografia do Autor

Hanilton Ribeiro de Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor Assistente do Colegiado de Geografia do DCH CAMPUS V - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, ministra aulas de Estágio Supervisionado em Geografia. Professor do Ensino Médio Estadual (SEC/BA) do Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves/BA.

Downloads

Publicado

2017-04-27

Como Citar

PORTUGAL, J. F.; DE SOUZA, H. R. “Eu vou contar pra vocês..." - A arte de Luiz Gonzaga e a Geografia do Nordeste brasileiro. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 44, p. 201–235, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/596. Acesso em: 18 abr. 2024.