As implicações das teorias pedagógicas no trabalho docente de Geografia e seus desdobramentos na prática pedagógica e na luta política
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3213Keywords:
geography teaching, historical-critical pedagogy, historical-critical geographyAbstract
The article analyzes implications of pedagogical theories in teaching work in Geography, theories that explain and give direction to teaching-learning processes and the political purposes of school educatio. The methodology explains the relationship between pedagogical theory and its political purpose, mediated by the role of the school, the teacher and their pedagogical practice. It focuses on three teaching context situations to which Geography teachers are subjected, with the aim of demonstrating how pedagogical theories give direction to teaching work. Pedagogical work is an intentional act that aims to train subjects who are in the learning process. The pedagogical approach to knowledge of geographic science in teaching processes implies the intention that students develop awareness about the spatial organization of society in the context of classes in struggle.
Downloads
References
ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos do Estado: nota sobre aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
COUTO, M. A. C. A geografia como ciência das práticas e dos saberes espaciais - por um novo modelo clássico de organização curricular. São Gonçalo-RJ: Departamento de Geografia da UERJ-FFP, Revista Tamoios, v. 13, n. 2 (2017): julho/dezembro DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.30150
COUTO, M. A. C. . Para a crítica da geografia que se ensina através dos livros didáticos. In TONINI, I. et amall. O livro didático de geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre: Sulina; 2017a, p. 191-220.
DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In MARTINS, L. M.; and DUARTE, N. - orgs. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010; p. 32-49. http://books.scielo.org
LACOSTE, Yves. A Geografia – Isso Serve, Em Primeiro Lugar, Para Fazer a Guerra. Papirus Ed.: S.Paulo-SP, 2005.
LIB NEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992.
MOREIRA, Ruy. Para onde MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858 - Esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.
MOREIRA, R. .O que é geografia. São Paulo: Brasiliense. 1ª edição, 1985.
MOREIRA, R.. O que é geografia. São Paulo: Brasiliense. 2ª edição, 2010.
MOREIRA, R. Uma ciência das práticas e saberes espaciais. São Gonçalo-RJ: Departamento de Geografia da UERJ-FFP, Revista Tamoios, v. 13, n. 2: jul/dez, 2017. DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.30458
MOREIRA, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2020 – 2ª edição.
MOREIRA, Ruy. Geografia e Práxis: a presença do espaço na teoria e na práticas geográficas. São Paulo: Contexto, 2012.
MOREIRA, Ruy. Pensar e Ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2006.
PAULO NETTO, J.. Capitalismo e barbárie contemporânea. Vitória (ES): Argumentum, v. 4, n.1, p. 202-222, jan./jun, 2012. DOI: https://doi.org/10.18315/argumentum.v4i1.2028
SANTOS, Milton. Por Uma Geografia Nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Edusp, 2004.
SAVIANI, D.. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Ed. Aut. Associados, 2007, 472 p.
SAVIANI, D.. Escola e democracia, 41ª ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
SAVIANI, D.. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, ed. Campinas: Aut. Associados, 2005.
SOUZA, José Gilberto de. JULIAZ, Paula Cristiane Strina. Geografia: ensino e formação de professores. Marília: Lutas Anticapital, 2020.
VIEIRA JUNIOR,I, Torto Arado. Todavia: 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.