As implicações das teorias pedagógicas no trabalho docente de Geografia e seus desdobramentos na prática pedagógica e na luta política

Authors

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3213

Keywords:

geography teaching, historical-critical pedagogy, historical-critical geography

Abstract

The article analyzes implications of pedagogical theories in teaching work in Geography, theories that explain and give direction to teaching-learning processes and the political purposes of school educatio. The methodology explains the relationship between pedagogical theory and its political purpose, mediated by the role of the school, the teacher and their pedagogical practice. It focuses on three teaching context situations to which Geography teachers are subjected, with the aim of demonstrating how pedagogical theories give direction to teaching work. Pedagogical work is an intentional act that aims to train subjects who are in the learning process. The pedagogical approach to knowledge of geographic science in teaching processes implies the intention that students develop awareness about the spatial organization of society in the context of classes in struggle.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Janeide Bispo dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

.

Marcos Antônio Campos Couto, https://orcid.org/0000-0002-5889-6474

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1994) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP-UERJ campus São Gonçalo. Desde 2012 compõe o Colegiado do Programa de Pós Graduação em Geografia (Mestrado) da UERJ-FFP, dedicando-se a Linha de Pesquisa "Ensino de Geografia e Produção Social do Espaço". Diretor da Associação dos Geógrafos Brasileiros - seção Niterói (2021-2023). Em 2014 realizou Estágio de Pós Doutoramento na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com o objetivo de propor uma didática da geografia na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Desde 2016 é Vice-Lider do Grupo do Estudo e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil e na América Latina - HISTEDBR BAIXADA FLUMINENSE do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Desde 2022 é membro do Grupos de Pesquisas sobre Ensino de Geografia e Formação Docente do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, livros didáticos, construção de conceitos científicos, pedagogia histórico-crítica, marxismo e produção social do espaço e formação de professores.

References

ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos do Estado: nota sobre aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

COUTO, M. A. C. A geografia como ciência das práticas e dos saberes espaciais - por um novo modelo clássico de organização curricular. São Gonçalo-RJ: Departamento de Geografia da UERJ-FFP, Revista Tamoios, v. 13, n. 2 (2017): julho/dezembro DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.30150

COUTO, M. A. C. . Para a crítica da geografia que se ensina através dos livros didáticos. In TONINI, I. et amall. O livro didático de geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre: Sulina; 2017a, p. 191-220.

DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In MARTINS, L. M.; and DUARTE, N. - orgs. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010; p. 32-49. http://books.scielo.org

LACOSTE, Yves. A Geografia – Isso Serve, Em Primeiro Lugar, Para Fazer a Guerra. Papirus Ed.: S.Paulo-SP, 2005.

LIB NEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992.

MOREIRA, Ruy. Para onde MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858 - Esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.

MOREIRA, R. .O que é geografia. São Paulo: Brasiliense. 1ª edição, 1985.

MOREIRA, R.. O que é geografia. São Paulo: Brasiliense. 2ª edição, 2010.

MOREIRA, R. Uma ciência das práticas e saberes espaciais. São Gonçalo-RJ: Departamento de Geografia da UERJ-FFP, Revista Tamoios, v. 13, n. 2: jul/dez, 2017. DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2017.30458

MOREIRA, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2020 – 2ª edição.

MOREIRA, Ruy. Geografia e Práxis: a presença do espaço na teoria e na práticas geográficas. São Paulo: Contexto, 2012.

MOREIRA, Ruy. Pensar e Ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2006.

PAULO NETTO, J.. Capitalismo e barbárie contemporânea. Vitória (ES): Argumentum, v. 4, n.1, p. 202-222, jan./jun, 2012. DOI: https://doi.org/10.18315/argumentum.v4i1.2028

SANTOS, Milton. Por Uma Geografia Nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Edusp, 2004.

SAVIANI, D.. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Ed. Aut. Associados, 2007, 472 p.

SAVIANI, D.. Escola e democracia, 41ª ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

SAVIANI, D.. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, ed. Campinas: Aut. Associados, 2005.

SOUZA, José Gilberto de. JULIAZ, Paula Cristiane Strina. Geografia: ensino e formação de professores. Marília: Lutas Anticapital, 2020.

VIEIRA JUNIOR,I, Torto Arado. Todavia: 2019.

Published

2024-02-23

How to Cite

BISPO DOS SANTOS, J.; CAMPOS COUTO, M. A. As implicações das teorias pedagógicas no trabalho docente de Geografia e seus desdobramentos na prática pedagógica e na luta política. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 60, p. 81–120, 2024. DOI: 10.62516/terra_livre.2023.3213. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3213. Acesso em: 23 nov. 2024.