Proposal for analysis of geography textbooks from the early years: a look at cartographic language.
um olhar para linguagem cartográfica.
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3200Keywords:
Cartography, geography, textbook, early yearsAbstract
The work seeks to present a proposal for the analysis of geography textbooks from the early years, starting from the perspective of cartographic language. Because we understand the importance of the main language of geography and the need for the process of cartographic literacy in the early years, as this language is essential in understanding themes, concepts and contents of geography, as it is essential for spatial reading, but for that, students must be literate . The proposal understands the relevance of the textbook as a material that must be analyzed in addition to current institutional programs such as the National Book and Teaching Material Program (PNLD) and the National Common Curricular Base (BNCC). That said, criteria were elaborated based on theoretical discussions of researchers of school cartography.
Downloads
References
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Uma proposta metodológica para compreensão de mapas geográficos In: DE ALMEIDA, Rosangela Doin (Org.). Cartografia escolar. 2. ed. São Paulo: Contexto, v. 4, cap. 6, p. 145-17, 2022.
ALMEIDA, Rosângela Doin de; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico: Ensino e representação. 15. ed. São Paulo: Contexto, 90 p, 2022.AZAMBUJA, Leonardo Dirceu. A geografia do Brasil na educação básica. Orientador: Prof. Ewerton Vieira Machado, Dr. 2010. 199 p. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Geociências – Programa de Pós-Graduação em Geografia, CALLAI, Helena Copetti. A geografia nos anos iniciais do ensino fundamental : aprendendo a ler o mundo, Cad. Cedes Campinas, v. 25, ed. 66, p. 227-247, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200006
KATUTA, Angela Massumi; DEÁK, Simone Conceição Pereira. O livro didático de geografia para as séries iniciais do ensino fundamental e formação docente no Brasil, Terra livre, São Paulo, v. 1, n. 44, p. 114-144, 2015.MAIA, Eduardo José Pereira. A Geografia brasileira nos livros didáticos do século XIX. In: ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de; DIAS, Angélica Mara de Lima.OLIVEIRA, Livia d. G. Estudo metodológico do mapa In: DE ALMEIDA, Rosangela Doin (Org). Cartografia escolar. 2. ed. São Paulo: Contexto, v. 4, cap. 4, p. 15-42, 2022.
RABELO, Lucas Montalvão. Os mapas na Idade Média: Representações das concepções religiosas e das influências da Antiguidade Clássica. Temporalidades, Minas Gerais, ano 2015, v. 7, n. 1, p. 163-181, 20 abr. 2015.
RAUBER, Joaquim ; TONINI, Ivaine M. Livro didático de geografia: pensando nas aprendizagens. In: Encontro de práticas de ensino de geografia da Região Sul, Florianópolis. Anais eletrônicos. Florianópolis: UFSC, 2014. Disponível em: https://anaisenpegsul.paginas.ufsc.br/.
ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da. Giramundo. O colégio Pedro II e a institucionalização de geografia escolar no Brasil império , Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 15-33, 2014.SIMIELLI, Maria elena. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: DE ALMEIDA, Rosangela Doin (Org.). Cartografia escolar. 2. ed. São Paulo: Contexto,v. 4, cap. 3, p. 71-93, 2022. DOI: https://doi.org/10.33025/grgcp2.v1i1.7
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.