Residência Pedagógica no contexto do avanço das Reformas Neoliberais para a educação
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3191Keywords:
Residência Pedagógica, Geografia, Políticas Educacionais, Neoliberalismo, Formação InicialAbstract
The article addresses the advancement of neoliberal policies for education in Brazil, the deepening dismantling of public education, Especially teachers formation degree undergraduate courses at public universities in the country, in a time frame from 2016 to 2022. The objective is to reacess the Initial Training Program - Pedagogical Residency in the context of these neoliberal reforms, pointing out the limits and perspectives of this Program for teacher training. This research is qualitative, based on both documentary and bibliographical research on the topic. Harvey (2008) and Antunes (2018) support the understanding of neoliberalism, Saviani (2010); Mendonça and Fialho (2020) and Straforini (2018) address discussions about public education in the face of neoliberal counter-reforms. The results reveal the limits and perspectives for critical teacher training today towards popular education.
Downloads
References
ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 20, n. 62, jul./set. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206207
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 jun. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria CAPES no 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Diário Oficial da União, Brasília, 1 mar. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital CAPES no 06/2018. Programa de residência pedagógica. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital CAPES no 02/2020. Programa de residência pedagógica. Brasília, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica. Brasília, 2018.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e as bases da educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
DUTRA, N. L. L.; BRISOLLA, L. S. Impactos e rupturas na educação superior brasileira após a Emenda Constitucional 95/2016: o caso dos institutos federais. FINEDUCA. Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 7, 2020. DOI: https://doi.org/10.22491/fineduca-2236-5907-v10-79581
FALEIROS, Lucas Mellini. A Formação de Professores no Contexto da Sociedade Neoliberal. Revista Triângulo, Uberaba, MG, v. 15, n. 1, p. 47-58, jan./abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v15i1.5872
GONDIM, Fernanda de Souza. Análise do Programa de Residência Pedagógica a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Dissertação (Mestrado Acadêmico Campus de Foz do Iguaçu). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino, 2021.
HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Ed. Loyola, 2008.
MENDONÇA, S.; FIALHO, V. C. G. Reforma do Ensino Médio: velhos problemas e novas alterações. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, SP, v. 25, 2020. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4626
PIRES, M. de A.; CARDOSO, L. de R. BNC para formação docente: um avanço às políticas neoliberais de currículo. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 25, n. 55, p. 73-93, set./dez. 2020.
SAVIANI. D. educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. da S. D. de; ORSO, P. J. (org.). A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP: Autores Associados, 2020.
SILVA, Katia Augusta C. P. da; CRUZ, Shirleide P. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação, Rio Grande, RS, v. 27, n. 2, p. 227-247, maio/ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8062
STRAFORINI, R. O Ensino de Geografia como Prática Espacial de Significação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, p. 175-195, 2018. DOI: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180037
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.