O ‘LUGAR’ NÃO É MAIS O MESMO: ARTICULAÇÃO DOS MÚLTIPLOSLOS ESPAÇOS-TEMPOS COTIDIANOS NAS PRÁTICAS ESCOLARES

Autores

  • AMANDA REGINA GONÇALVES Doutora em Geografia,Professora Substituta do Curso de Geografia, Departamento de Educação, UNESP, Campus de Rio Claro-SP.
  • ROSÂNGELA DOIN DE ALMEIDA Professora Adjunta (voluntária) do Programa de Pós-Graduação em Geografia, IGCE/ UNESP, Campus de Rio Claro-SP

Resumo

Ao pensarmos os saberes e fazeres presentes no cotidiano escolar a partir da compreensão do currículo não apenas como uma lista de conteúdos a serem ministrados, mas como criação cotidiana daqueles que “fazem as aulas”, nos deparamos com uma prática que envolve tanto os saberes e processos interativos do trabalho pedagógico quanto os múltiplos conhecimentos e práticas desenvolvidos fora das atividades escolares, nos espaços-tempos da vida cotidiana que, em permanente articulação a espaços-tempos mais amplos, permeiam todo o nosso estar no mundo e que nos constituem. Nesta perspectiva, foram investigados neste trabalho os sentidos particulares atribuídos ao “lugar” nos currículos praticados por professores do sistema público de ensino básico.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

REGINA GONÇALVES, A.; DOIN DE ALMEIDA, R. O ‘LUGAR’ NÃO É MAIS O MESMO: ARTICULAÇÃO DOS MÚLTIPLOSLOS ESPAÇOS-TEMPOS COTIDIANOS NAS PRÁTICAS ESCOLARES. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 29, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/249. Acesso em: 18 abr. 2024.