THE DOUBLE OFFENSIVE OF AGRIBUSINESS ON EDUCATION: CLOSURE OF SCHOOLS AND POLITICAL-IDEOLOGICAL DISPUTE
fechamento de escolas e disputa político-ideológica
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2021.2320Keywords:
Agribusiness, Education, HegemonyAbstract
This article analyzes the double offensive of agribusiness on education in recent decades in Brazil. Approaching the construction of the hegemony of agribusiness based on gramscians categories, we analyze the influence of agribusiness to the closure of schools in rural areas and initiatives in the educational field. To analyze the expansion of agribusiness, we used IBGE data on the growth of three strategic productions for agribusiness: soy bean, sugar cane and cattle. We also analyzed the political strengthening of agribusiness based on the evolution of the parliamentary representation represented by the Parliamentary Front of Agriculture and Livestock. To analyze the closing of rural schools, we based our research on data from INEP. Based on bibliographic research and follow-up of the media, we focus on the educational actions of agribusiness. We conclude that the dual offensive on education is an important part of the construction of the hegemony of agribusiness, contributing to block the debate on agrarian reform, environmental devastation and violence against rural people.
Downloads
References
ALENTEJANO, P. R. R. A hegemonia do agronegócio e a reconfiguração da luta pela terra e reforma agrária no país. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, Dossiê “Conjuntura no Brasil: retrocessos sociais e ações de resistência, n. 42, v. 4, dez, 2020. p. 251-285.
________. As políticas do governo Bolsonaro para o campo: a contrarreforma agrária em marcha acelerada. REVISTA DA ANPEGE, v. 16, p. 351-390, 2020a. DOI: https://doi.org/10.5418/ra2020.v16i29.12434
BIBIANO, G. L.; SOUZA, F. E. Dicotomias e Territórios em disputa no fechamento de escolas no campo das mesorregiões Leste e Norte goiano. In: Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG (CEPE), 2016, Pirenópolis. Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG (CEPE), v. 3, 2016.
BRUNO, R. Brancada ruralista, conservadorismo e representação de interesses no Brasil contemporâneo. In: MALUF, R. S.; FLEXOR, G. (org.). Questões agrárias, agrícolas e rurais [recurso eletrônico]: conjunturas e políticas públicas. Rio de Janeiro: E-papers, 2017.
CALDART, R. S. Sobre a especificidade da educação do campo e os desafios do momento atual. In: FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M. (org). Teoria e educação no labirinto do capital. 4 ed. São Paulo, 2016. p. 317-363.
CASIMIRO, F. H. C. A Nova Direita: aparelhos de ação política e ideológica no Brasil contemporâneo. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
CHÃ, A. M. Agronegócio e indústria cultural: estratégias das empresas para a construção da hegemonia. São Paulo: Expressão popular, 2018.
CORDEIRO, T. G. B. F. A educação do campo no confronto entre agronegócio e agricultura camponesa. In: Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2017, Curitiba. Anais do SINGA 2017, 2017.
CPT. Conflitos no campo: Brasil 2020. Centro de Documentação Dom Tomás Balduíno, Goiânia: CPT Nacional, 2021. 279 p.
DELGADO, G. C. Do “capital financeiro na agricultura” à economia do agronegócio: mudanças cíclicas em meio século (1965-2012). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.
ELIAS, D. O meio técnico-científico-informacional e a reorganização do espaço agrário nacional. In MARAFON, G. J., RUA, J. & RIBEIRO, M. A. Abordagens teórico-metodológicas em geografia agrária. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007.
GEOAGRÁRIA; GTAGRÁRIA AGB-RIO/NITERÓI. A nova ofensiva do agronegócio sobre a educação. GeoAgrária FFP, Rio de Janeiro, 1 de maio de 2021. Disponível em: <https://geoagrariaffpuerj.blogspot.com/>. Acesso em: 01 maio 2021.
GIRARDI, E. P. O Brasil em face aos conflitos e violências agrárias. CONFINS (PARIS), v. 501, p. 1 - 8, 2019. DOI: https://doi.org/10.4000/confins.21168
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. vol. 3. Maquiavel – notas sobre o Estado e a política. 6ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
GRAZIANO, F; NEVES, M. F. O novo mundo rural e a produção de alimentos no Brasil: Sugestões de conteúdo e uma nova abordagem para o material didático do ensino fundamental no país, 2021. Disponível em:
IBGE. Censo Agropecuário – Resultados definitivos. Anos 2006 e 2017.
IBGE. Produção Agrícola Municipal. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/pam/tabelas>. Acesso em 22 jun. 2021.
______. Pesquisa da Pecuária Municipal. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/ppm/tabelas>. Acesso em 03 jun. 2021a.
INTINI, J. M.; FERNANDES, U. F. Bancada Ruralista: a face política do agronegócio. Revista da ABRA, p. 87–96, 2013.
JUNQUEIRA, V.H; BEZERRA, M.C.S. A ideologia do agronegócio na educação básica. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 36, n. 4, p.-, out./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1378
LAMOSA, R. O programa Agronegócio na Escola: um estudo de caso sobre a educação ambiental empresarial nas escolas públicas brasileiras. VII EPEA -Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, Rio Claro-SP, 2013. p. 1-14.
MARIANO, A. S.; SAPELLI, M. L. S. Fechar escola é crime social: causas, impacto e esforços coletivos contra o fechamento de escolas do campo. In: 6º. Seminário Nacional Estado e políticas sociais 2º. seminário de Direitos Humanos, 2014, Toledo PR. Anais do 6º. Seminário Nacional Estado e políticas sociais 2º. seminário de Direitos Humanos - Unioeste, p. 1-16, 2014.
MEC/INEP. Sinopses estatísticas da educação básica 2007 a 2019. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2021.
NOGUEIRA, A. M.; RAMIRES, J. C. L. O agronegócio e o fechamento de escolas rurais no Brasil: algumas reflexões. In: Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo, 2017, Catalão. Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo - Conhecimento e reconhecimentos: enfrentamentos nos processos de institucionalização. Catalão: UFG- Regional de Catalão, p. 1-15, 2017.
POMPEIA. C. Concertação e poder: o agronegócio como fenômeno político no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 35, n. 104, p.1-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/3510410/2020
RAMOS, C. S. Governo paulista revisará conteúdo de material escolar sobre agronegócio. São Paulo: Valor Econômico, 2022.
SISTEMA FAEP. Programa Agrinho. Disponível em: <https://www.sistemafaep.org.br/agrinho/>. Acesso em: 20 de Ago. de 2021.
TAFFAREL, C. N. Z.; MUNARIM, A. Pátria educadora e fechamento de escolas do campo: o crime continua. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 17, n. 35, p. 41-51, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v17i35.3053
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.