THE CITY REPRESENTED AND DISCUSSED IN DRAWINGS BY STUDENTS OF THE TATAKTI KYIKATEJÊ INDIGENOUS SCHOOL – ALDEIA GAVIÃO – BOM JESUS DO TOCANTINS-PARÁ.
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2267Keywords:
Teaching Geography, City, Drawing, Indigenous SchoolAbstract
The referent article shares the results of the analyzes that were made of the drawings about "city", produced during the Geography class, by students of the Tatakti Kykatejê indigenous school, located in an indigenous village in the municipality of Bom Jesus do Tocantins - Pará . The methodologies used were divided into two moments, 1) discussions and bibliographic analysis on the theme “City in the Teaching of Geography” and 2) Results of the students' drawings. The city is a dimension of lived experience, in which it presents the subjects' life places, which can be used to enhance the construction of significant knowledge in Geography classes, and can be explored for pedagogical and social purposes. Through this activity, it was possible to demonstrate the vision of indigenous students, who brought with them their conceptions and close relationship with cities, demystifying as if the city were something so far away, deconstructing the generic stereotype associated with them.
Downloads
References
AGUILAR, Flor Magali Lopez; NORDER, Luiz Antonio. A escola na cidade e a escola na aldeia: a criação do colégio estadual indígena benedito rokag, terra indígena kaingang apucaraninha (tamarana/pr). Espaço Ameríndio, v. 10, n. 2, p. 11, 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-6524.66580
AMPARO, s. dos s. (2013). Questão indígena como questão urbana: notas para a construção de uma problemática geográfica. ensaios de geografia, 1(2), 32-58. recuperado de https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/36242. DOI: https://doi.org/10.22409/ensaiosgeo2012.v1i2.a21925
CALLAI, Helena Copetti. A Geografia ensinada: os desafios de uma educação geográfica. In: Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Orgs. MORAIS, Eliana Marta Barbosa de & MORAES, Loçandra Borges de. Goiânia: Editora Vieira, NEPEG, 2010.
CARLOS, A. F. A.. I Simpósio Nacional de Geografia Urbana. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, v. 15, 1989.
CARLOS, A. F. A. A prática espacial urbana como segregação e o direto á cidade como horizonte utópico. In: Pedro Vasconcelos;Roberto Lobato Correa; Silvana Pintaudi. (Org.). A cidade contemporânea: segreagação espacial. 1ªed.São Paulo: Editora Contexto, 2013, v. , p. 95-110.
CARVALHO SOBRINHO, Hugo. A CIDADE E O ENSINO DE GEOGRAFIA: significação a partir das práticas espaciais cotidianas. Itinerarius Reflectionis, v. 14, n. 2, p. 01-12, 2018. DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.53675
CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2007.
CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, L. S. Jovens escolares e sua Geografia: Práticas espaciais e percepção no/do cotidiano da cidade. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; CHAVEIRO, Eguimar Felício; PIRES, Lucineide Mendes (Org.). A cidade e seus Jovens. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2015. p. 13-29.
CAVALCANTI, L. S. Jovens escolares e a cidade: concepções e práticas espaciais urbanas cotidianas. Caderno Prudentino de Geografia, n. 35, p. 74-86, 2013.
CAVALCANTI, L. S.. Geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana.- Reimpressão. 5. ed. Campinas-SP: Editora Papirus, 2012. 190p.
COHN, Clarice. A cultura nas escolas indígenas. In: CARNEIRO DA CUNHA, Manuela; NIEMEYER CESARINO, Pedro (Org.). Políticas culturais e povos indígenas. São Paulo: Unesp, 2014. p. 313-336.
CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. São Paulo, Ática, 1989.
DANTAS, Thiago Calheiros; DOS SANTOS, Maria Francineila Pinheiro; DA SILVA, Ana Paula Lopes. O DESENHO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Contexto Geográfico, v. 1, n. 2, p. 52-61, 2016. DOI: https://doi.org/10.28998/contegeo.1i2.6093
FURTADO, Tanara Forte; KAERCHER, Nestor André. Educação geográfica nos anos iniciais do ensino fundamental: a percepção infantil sobre a diferenciação social em espaços da cidade. Revista Signos Geográficos, v. 3, p. 1-21, 2021.
FREIRE, Paulo, 1921 – 1997 Política e educação: ensaios / Paulo Freire. – 5. ed - São Paulo, Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época ; v.23)
Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo demográfico 2010.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo Escolar, 2015. Brasília: MEC, 2015.
JULIASZ, P. C. S.; ALMEIDA, R. D. As relações entre desenho e representação espacial na infância: um estudo sob a ótica da teoria sócio-cultural e das relações tempo-espaço-corpo. In: I Congresso Barsileiro de Organização do Espaço e X Seminário de Pós Graduação em Geografia da Unesp - Rio Claro, 2010, Rio Claro.
LIMA, Janete Aparecida de; THOMAZ, Sérgio Luiz. O estudo do lugar e a formação do aluno cidadão. In: PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produções didático pedagógica, 2008. Curitiba: SEED/PR., v. 2, 2011. (Caderno PDE). Acesso em: dezembro de 2021.
LEFEBVRE, H. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ed. Ática, 1991. P 5 – 76
MALHEIRO, Tatiane de Cássia Costa. (Etni)Cidade Indígena na Amazônia : Por uma geografia do contato interétnico. Niterói, 2019. Tese (doutorado)-Universidade Federal Fluminense, Niterói,
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: Instituto de Física/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.
MOTA, Lúcio Tadeu (org.). As cidades e os povos indígenas. Mitologias e visões. Maringá: EDUEM, 2000.
NIMUENDAJÚ, Curt. Os Apinayé. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 1956.
NUNES, Eduardo Soares. Aldeias urbanas ou cidades indígenas? Reflexões sobre índios e cidades. 2010. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-6524.8289
OLIVEIRA JR., Wenceslao Machado de. A produção da escuta a partir de imagens. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 8., 2005, Dourados. Anais... Dourados, 2005. p. 1-25.
Pesquisa nacional por amostra de domicílios: PNAD: microdados. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.
TRINDADE JR., S. C.; PEREIRA, J. C. C. Reestruturação da rede urbana e importância das cidades médias na Amazônia oriental. In: SPOSITO, M. E (org.). Cidades médias: espaços em transição. São Paulo: Expressão Popular, 2007. p. 313-342.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.