Projeto "ZinesLiteratura": fanzines como proposta metodológica para o Ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2021.2237Keywords:
Ensino de Geograifa, Lugar, Material Didático, Fanzines, EducaçãoAbstract
This article proposes contributions to the teaching of geography, based on an experience report of the “ZinesLiteratura” Project. The project that has been working since 2016 in the production of Fanzines as alternative media, seeks to convey geographic knowledge of the readers' place, which articulates a methodology of approach and construction of individuals involved, based on geographic literacy. This text summarizes the historical context of Fanzine in Brazil and other societies, as well as opening a discussion about its definition. The main objective is to show the evolution of the project, as well as to indicate what are the contributions to an emancipatory education from the production of fanzines as didactic material.
Downloads
References
ANDRAUS, Gazy. Gênese, história e importância das publicações independentes do Brasil e do mundo: Os Fanzines e as Revistas Alternativas. In: Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, nº 1, 2003 (Rio de Janeiro-RJ). Disponível em: < http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/1o-encontro-2003-1>
ASSUMPÇÃO, D. J. Fernandes; PINA, E. Menezes; JUNIOR, J. C. P. de Souza. Fanzine como mídia alternativa: uma análise do cenário belemense. Revista ALTERJOR. São Paulo, V. 02, Ed. 04, Ano 02, p.1-19. 2011.
BORBA, Juliana Severino de. A confecção de fanzines como recurso didático no ensino de sociologia para ensino médio. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais), Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2015.
CALLAI, H. C.; CAVALCANTI, L. S.; CASTELLAR, S. M. V. Lugar e cultura urbana: um estudo comparativo de saberes docentes no Brasil. Terra Livre, v. 1, n. 28, p. 91-108, 2007.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos / Lana de Souza Cavalcanti. – Campinas, SP – Papirus, 1998. – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
CAVALCANTI, Lana de Souza. O olhar geográfico em formação: Jovens Estudantes de Geografia e desafios urbanos contemporâneos. In: PAULA, A. F. de Assis, CAVALCANTI, Lana de Souza, PIRES, L. M. (Org.) Os Jovens e suas Espacialidades. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2016, p. 121-142.
CORRÊA, Roberto Lobato et al. O espaço urbano. São Paulo: Editora Ática, 1989.
HARVEY, D. 1992. Condição Pós-Moderna. São Paulo. Loyola.
LEITE, Adriana Filgueira. O lugar: duas acepções geográficas. Anuário do Instituto de Geociências, v. 21, p. 9-20, 1998. DOI: https://doi.org/10.11137/1998_0_9-20
RAMONE, Marcus. Há 50 anos: uma breve história do primeiro fanzine brasileiro. Universo HQ. 2015. Disponível em: < https://universohq.com/universo-paralelo/ha-50-anos-uma-breve-historia-do-primeiro-fanzine-brasileiro >.
ROCHA, Samir A. Geografia Humanista: história, conceitos e o uso da paisagem percebida como perspectiva de estudo. Editora UFPR, n. 13, p. 19-27, 2007, Curitiba. DOI: https://doi.org/10.5380/raega.v13i0.7670
PEREIRA, D. Paisagens, lugares e espaços: A geografia no ensino básico. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 79, p. 9-21, 2003.
SANTOS, M. Por uma outra Globalização. Do pensamento único à consciência universal. São Paulo/Rio de janeiro: Record, 2001 (6ª edição).
TUAN, Yi-Fu. 1983. Espaço e Lugar. São Paulo. Difel.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.