Espaço, outridade e educação: os desafios do ensino de Geografia na contemporaneidade
Resumo
Este trabalho consiste na produção de reflexões acerca das relações entre espaço, outridade e educação. Iniciamos o trabalho a partir de um diálogo com os conceitos de diferença, outridade e estigma para, em seguida, propor reflexões acerca das relações dialéticas do tempo e do ser. Em seguida, enfrentamos o conceito de espaço, buscando em autores da Geografia, reflexões sobre os processos de integração socioespacial em escala global e as relações, nesse contexto, entre sujeito e outridade. Posteriormente, apresentamos reflexões sobre as temáticas debatidas e a educação, apontando elementos que nos fazem entender a importância do ensino de geografia para a formação, hoje, de caminhos civilizatórios emancipatórios. O objetivo deste trabalho é compreender a relevância do debate acerca do sujeito e a outridade para o ensino de geografia, tanto quanto das teorias sobre o espaço geográfico para o pensamento educacional contemporâneo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.