A formação de professores de Geografia e as potencialidades no PIBID: contribuições no subprojeto de Geografia da UERJ- FFP

Autores

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado da dissertação de mestrado que se orientou em tratar o papel do PIBID da UERJ- FFP na formação dos docentes de Geografia, pela atuação dos professores supervisores, considerando a práxis do PIBID e a sua influência nas práticas curriculares e na construção dos saberes docentes. Para tal análise, foi considerada a avaliação oficial, criada em 2014 e publicada em setembro do mesmo ano pela a Fundação Carlos Chagas; as publicações no ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia – dos anos de 2011, 2013 e 2017 e a análise dos questionários dos professores supervisores que participaram do PIBID. No atual cenário de contradição e grande desigualdade social, o PIBID vem se colocando como resistência e recognição da formação docente. Porém, se faz necessário levantar algumas questões que ajudem a pensar nos limites e possibilidades de materialização de propostas e projetos pedagógicos na perspectiva da construção crítica do conhecimento.

Biografia do Autor

Debora Cristina Vieira de Simas, Instituto de Educação Clélia Nanci- SEEDUC RJ

Professora de Geografia, formada pela Universidade Federal Fluminense, Pós Graduada em Geografia pelo Colégio Pedro II e Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuo como professora na Rede Pública Estadual no Instituto de Educação Clélia Nanci, onde participo do projeto financiado pela CAPES, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)-As transformações no mundo contemporâneo e o ensino de Geografia na Educação Básica, orientada pelo Professor Gabriel Siqueira Correa. Participante do Núcleo de Pesquisas em Meditação Laica Educacional, do Colégio Pedro II liderado pela professora Claudia Maria de Luca. Fui bolsista da Pró- Docência da Universidade Federal Fluminense e estagiária da - K2 Sistemas e Projetos Ltda. Tenho experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, Geografia Escolar e Linguagem Cartográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Conceitos e Temas da Geografia, Práticas Educativas, Metodologia de Ensino, Produção de Material Didático e Formação Continuada.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

SIMAS, D. C. V. de. A formação de professores de Geografia e as potencialidades no PIBID: contribuições no subprojeto de Geografia da UERJ- FFP. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 53, p. 193–223, 2020. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1712. Acesso em: 29 mar. 2024.