Relato da resistência docente em defesa do ensino médio integrado no campus Castanhal do Instituto Federal do Pará
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1707Abstract
Este trabalho recupera o processo de reformulação curricular do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do campus Castanhal do Instituto Federal do Pará. Diante da ameaça de unir disciplinas, principalmente as de ciências humanas, como narrativa dominante para enxugar o currículo, atuamos para contornar a naturalização de uma hierarquização das grandes áreas do conhecimento que tende a achatar a formação básica dos estudantes. Para isso, levantamos documentos e leis orientadoras, articulamos argumentos e ações e, em seguida, sistematizamos o processo vivenciado por meio dos conceitos de ciclo de políticas (MAINARDES, 2006) e performatividade (BALL, 2002) no contexto da intensificação do neoliberalismo nas políticas educacionais brasileiras (FREITAS, 2018). Ao final, a reformulação ocorreu mantendo todas disciplinas básicas do curso independentes, com redução proporcional de carga horária, discussões profícuas sobre o papel das humanidades frente aos problemas sociais e ambientais atuais e a confirmação da importância da práxis política da profissão docente.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-03-02
How to Cite
PASSOS, F. G.; SALES, R. E. da S. Relato da resistência docente em defesa do ensino médio integrado no campus Castanhal do Instituto Federal do Pará. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 53, p. 164–192, 2020. DOI: 10.62516/terra_livre.2019.1707. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1707. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.