Conscientização e agroecologia: processos educativos na EFA Puris de Araponga/MG
Resumo
O presente artigo retrata algumas reflexões e debates sobre as experiências em Agroecologia presentes na Escola Família Agrícola (EFA) Puris de Araponga, localizada na Zona da Mata do estado de Minas Gerais. Essa EFA oferece o curso de Ensino Médio integrado com curso de Agropecuária, com ênfase em Agroecologia desde 2008. Os processos de ensino e aprendizagem se dão na consonância do tempo escola com o tempo comunidade, constituindo assim a Pedagogia da Alternância. Concebemos que as interpretações sobre as perspectivas agroecológicas apresentam-se através de inúmeras expressões e possuem relevantes complexidades de elementos que nos ajudam a colocá-los em evidência. Buscamos ainda, relacionar as perspectivas dos/as monitores/as, vista através de entrevistas, com a produção acadêmica relacionada à temática do estudo. Percebemos que o processo de conscientização tanto dos monitores/as quantos dos/as educandos/as, sobre uma alimentação saudável e agroecológica é um dos objetivos da escola.
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