As metodologias ativas presentes na formação inicial do professor de Geografia: um relato de experiência com base no Júri Simulado
Resumo
O cenário educacional atual é marcado por mudanças e incertezas e constituído por alunos com necessidades novas a cada momento, apesar disso, o ensino não tem acompanhado essas mudanças e metodologias desatualizadas e aulas tradicionais ainda são realizadas. Neste sentido, a utilização das metodologias ativas é uma importante forma de fugir do tradicionalismo, realizando uma aula diferenciada e com um modo de aprender instigante aos alunos, baseado na ação. As metodologias ativas possibilitam ao aluno desenvolver sua autonomia, identificando-se enquanto sujeito do conhecimento e origem se sua própria ação, motivando-o. Este artigo objetiva discutir a importância das metodologias ativas no ensino e relatar uma experiência que utilizou a metodologia denominada Júri Simulado, como uma destas estratégias, em uma situação problema em que os alunos precisam argumentar criticamente para defender sua posição, sendo que o tema da atividade foi a “Escola Sem Partido”. A primeira parte do artigo é dedicada a discussão das metodologias ativas no ensino, a segunda parte explica o que é o Júri Simulado e qual a contribuição de sua utilização e por fim é apresentado o relato de experiência da atividade. Espera-se que este relato de experiência contribua para a formação de professores e alunos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.