Educação Escolar Indígena: Reflexões sobre língua e cultura nos territórios etnoeducacionais
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2015.628Resumo
Resumo
Segundo estimativa apresentada por Rodrigues (1993), no atual território brasileiro eram faladas cerca de 1.175 línguas indígenas quando os europeus aqui chegaram, número atualmente reduzido, por razões diversas, para algo em torno de 170 línguas (D’Angelis, 2014, p.93). A partir desse quadro historicamente instaurado de grande perda linguística, o presente trabalho pretende discutir o papel da Educação Escolar Indígena, em funcionamento em algumas comunidades nativas, na valorização e fortalecimento dessas línguas. Considerando a instalação de escolas como a inserção de um elemento estrangeiro nos denominados territórios etnoeducacionais, propomos analisar se as escolas indígenas atendem, de fato, às demandas dessas nações por fortalecimento das línguas e culturas, discutindo temáticas como língua, cultura e territorialidade.
Palavras-chave: Território Etnoeducacional; Educação Indígena; Educação Escolar indígena; Língua Nativa; Saberes Tradicionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.