Proposta de projeto de ensino sobre as mudanças climáticas na escola
pensar e agir com o cotidiano a partir dos riscos climáticos locais
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2315Palavras-chave:
mudanças climáticas, ensino, investigação, trabalho de campo, cotidianoResumo
As mudanças climáticas constituem um dos temas de maior apelo atualmente, sendo, portanto, o seu debate de fundamental relevância. As discussões acerca das mudanças climáticas na BNCC (2017) aparecem de forma muito tímida. A ocorrência do tema é apresentada apenas na área de Ciências Naturais, mas de modo pouco explorado, no campo da Educação Ambiental. O objetivo deste texto é apresentar uma proposta de projeto de ensino investigativo para a educação básica a respeito dos riscos climáticos locais que a escola pode estar exposta no contexto das mudanças climáticas. Essa proposta justifica-se devido à ausência na BNCC (2017) de propostas, projetos ou conteúdos de ensino que possibilitem a construção e articulação de práticas escolares com o tema. Almeja-se que a comunidade escolar possa estar envolvida tanto no conhecimento da sua própria realidade quanto na construção coletiva de conhecimentos escolares.
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