Proposta de projeto de ensino sobre as mudanças climáticas na escola

pensar e agir com o cotidiano a partir dos riscos climáticos locais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2315

Palavras-chave:

mudanças climáticas, ensino, investigação, trabalho de campo, cotidiano

Resumo

As mudanças climáticas constituem um dos temas de maior apelo atualmente, sendo, portanto, o seu debate de fundamental relevância. As discussões acerca das mudanças climáticas na BNCC (2017) aparecem de forma muito tímida. A ocorrência do tema é apresentada apenas na área de Ciências Naturais, mas de modo pouco explorado, no campo da Educação Ambiental. O objetivo deste texto é apresentar uma proposta de projeto de ensino investigativo para a educação básica a respeito dos riscos climáticos locais que a escola pode estar exposta no contexto das mudanças climáticas. Essa proposta justifica-se devido à ausência na BNCC (2017) de propostas, projetos ou conteúdos de ensino que possibilitem a construção e articulação de práticas escolares com o tema. Almeja-se que a comunidade escolar possa estar envolvida tanto no conhecimento da sua própria realidade quanto na construção coletiva de conhecimentos escolares.

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Biografia do Autor

Darlan da Conceição Neves, UNICAMP

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas - São Paulo (2018). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-Bahia (2015). Professor da rede municipal de São Paulo e do Centro Paula Souza (Escolas Técnicas de SãoPaulo). Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas às mudanças climáticas no Ensino de Geografia, com ênfase no discurso, linguagens, raciocínio geográfico e produção de materiais didáticos.

Rafael Vinicius São José, Universidade Estadual de Campinas/Estudando de doutorado em Geografia

Geógrafo (Licenciado) pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutorando no Instituto de Geociências da UNICAMP. Linhas de pesquisa: Ensino e difusão da Climatologia e Riscos meteorológicos e climáticos.

Rogério Visquetti de Santana, Colégio Matter Dei/Professor de Química

Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Especialista em Meio Ambiente e Sociedade pela Fundação escola de Sociologia e Politica (FESPSP). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (2006). Atuou como técnico ambiental da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e como professor professor assistente do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. É colaborador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, sub relator da Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, Professor nos Colégios Internacional Vocacional Radial e MaterDei. Tem experiência na área de Ciências Ambientais e Química, com ênfase em Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: amostragem, coleta de amostras, meio ambiente, gestão da qualidade, determinação de campo e docência no ensino básico e superior.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

DA CONCEIÇÃO NEVES, D.; SÃO JOSÉ, R. V. .; VISQUETTI DE SANTANA, R. Proposta de projeto de ensino sobre as mudanças climáticas na escola: pensar e agir com o cotidiano a partir dos riscos climáticos locais. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 58, p. 251–286, 2022. DOI: 10.62516/terra_livre.2022.2315. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/2315. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos