A IDEOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DURANTE O REGIME MILITAR NO BRASIL
Resumo
A ditadura militar no Brasil (1964 – 1985) foi reflexo das políticas internacionais postas em prática após a Segunda Guerra Mundial pelo governo dos Estados Unidos, com a finalidade de exercer um controle ideológico e econômico sobre seus parceiros e como forma de controle ao perigo socialista. O Brasil, assim como em outros países da América Latina, passou por anos de ditadura que influenciaram em grande parcela a estrutura política, social e econômica, assim como o sistema de ensino. Isto é resultado da interferência dos acordos unilaterais que tinham real interesse em manter assegurado o controle ideológico do Estado, bem como difundir a nova face do capitalismo a modernização que se desenvolveu no campo e na cidade. Nesse contexto, este trabalho pretende analisar o período da ditadura militar, assim como a forma que o livro didático foi utilizado pelo Estado para difundir sua ideologia, durante aquele momento da história do Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.