Ensino de geografia e a cidade: representações nos desenhos dos alunos da Escola Indígena Tatakti Kyikatejê – Aldeia Gavião – Bom Jesus Do Tocantins-Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2267

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Cidade, Desenho, Escola Indígena

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar e discutir as análises dos desenhos sobre “cidade”, produzidos durante a aula de Geografia por alunos (as) da escola indígena Tatakti Kykatejê, localizada em uma aldeia indígena no município de Bom Jesus do Tocantins, Pará. A realização dessa pesquisa partiu-se do método qualitativo, além das metodologias utilizadas divididas em dois momentos: 1) discussões e análise bibliográfica acerca da temática “Cidade no Ensino de Geografia” e 2) Resultados da elaboração de desenhos dos alunos”. A cidade é uma dimensão do vivido que apresenta os lugares da vida dos sujeitos, que pode ser utilizada para potencializar a construção de conhecimentos significativos nas aulas de Geografia, podendo ser explorada para fins pedagógicos e sociais. A partir dessa atividade, foi possível demonstrar a visão dos alunos indígenas, que trouxeram consigo as suas concepções e a relação tão próxima com as cidades, desmitificando a cidade como algo tão distante; descontruindo o estereótipo genérico associado a eles.

 

 

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Biografia do Autor

Dionel Barbosa Ferreira Júnior, UFT

Mestrando em Geografia na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Jonatan Carneiro de Jesus, Unifesspa

Graduando em Geografia na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Dr Robson Alves dos Santos, Unifesspa

Doutor em Geografi a pela UFG/Goiânia , Mestrado e Graduação em Geografi a pela UFG (Campus Catalão). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Sudeste do Pará (UNIFESSPA) Unidade Marabá.

Dr Marcus Vinicius Mariano de Souza, Unifesspa

Doutor em Geografi a pela Universidade Federal de Uberlândia (2015), com período sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal.Mestre em Geografi a (2009) e graduação (licenciatura e bacharelado) também pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Sudeste do Pará (UNIFESSPA) Unidade Marabá.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

BARBOSA, D.; CARNEIRO DE JESUS, J.; ALVES DOS SANTOS, R.; VINICIUS MARIANO DE SOUZA, M. Ensino de geografia e a cidade: representações nos desenhos dos alunos da Escola Indígena Tatakti Kyikatejê – Aldeia Gavião – Bom Jesus Do Tocantins-Pará . Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 58, p. 356–382, 2022. DOI: 10.62516/terra_livre.2022.2267. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/2267. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos