Ensino de geografia e a cidade: representações nos desenhos dos alunos da Escola Indígena Tatakti Kyikatejê – Aldeia Gavião – Bom Jesus Do Tocantins-Pará
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2267Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Cidade, Desenho, Escola IndígenaResumo
O artigo tem como objetivo apresentar e discutir as análises dos desenhos sobre “cidade”, produzidos durante a aula de Geografia por alunos (as) da escola indígena Tatakti Kykatejê, localizada em uma aldeia indígena no município de Bom Jesus do Tocantins, Pará. A realização dessa pesquisa partiu-se do método qualitativo, além das metodologias utilizadas divididas em dois momentos: 1) discussões e análise bibliográfica acerca da temática “Cidade no Ensino de Geografia” e 2) Resultados da elaboração de desenhos dos alunos”. A cidade é uma dimensão do vivido que apresenta os lugares da vida dos sujeitos, que pode ser utilizada para potencializar a construção de conhecimentos significativos nas aulas de Geografia, podendo ser explorada para fins pedagógicos e sociais. A partir dessa atividade, foi possível demonstrar a visão dos alunos indígenas, que trouxeram consigo as suas concepções e a relação tão próxima com as cidades, desmitificando a cidade como algo tão distante; descontruindo o estereótipo genérico associado a eles.
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