Educação para redução de riscos de desastres

uma perspectiva da legislação educacional vigente no Brasil

Autores

  • Letícia Rodrigues Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Riscos, desastres, educação, legislação, gestão

Resumo

A educação para redução de riscos de desastres está entre as temáticas emergentes no meio acadêmico. Esse processo, devido a sua abrangência, torna-se um potencializador na gestão de risco de desastres. Considerando que a educação formal é regida por uma série de normas presentes na legislação brasileira e considerando o seu potencial dentro da gestão de riscos, o objetivo geral do presente trabalho é avaliar a existência de arcabouço legal para a utilização da educação como um recurso da gestão de riscos nos ambientes formais de ensino. Para alcançar o objetivo geral, delimitou-se como objetivos específicos: I) Realizar um levantamento bibliográfico acerca dos principais marcos legislativos que normatizam a educação no Brasil; II) Identificar e analisar a existência de amparo legal nesses marcos para a abordagem da temática de redução de riscos de desastres nas instituições formais de ensino. A pesquisa identificou quatro marcos legislativos que amparam as ações de educação para redução de riscos de desastres nos ambientes formais de educação e suas respectivas possibilidades de atuação.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

RODRIGUES, L. Educação para redução de riscos de desastres: uma perspectiva da legislação educacional vigente no Brasil. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 58, p. 418–441, 2022. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/2264. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos