Terra Livre n. 51 - CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

2018-10-27

Ementa - Pensar e fazer a Geografia brasileira no século XXI: escalas, conflitos socioespaciais e crise estrutural na Nova Geopolítica Mundial.

A Crise Estrutural. A geopolítica da água e da terra e as apropriações da natureza. Os conflitos no campo frente ao avanço do agronegócio. A violência do Estado por meio da militarização, da criminalização das Lutas Sociais e da ampliação das desigualdades sociais. A belicosidade dos Estados e a crise humanitária no mundo. O avanço do conservadorismo. O golpe institucional e a dissolução dos direitos sociais no Brasil e na América Latina. Os conflitos socioespaciais em curso no século XXI impõem à ciência geográfica brasileira refletir o pensar e fazer Geografia, assumindo o compromisso de analisar a realidade em movimento e atuar frente aos desafios que emergem da Nova Geopolítica Mundial.

Reiterando a historicidade da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) para a construção de uma Geografia comprometida com as demandas sociais e com um importante papel na construção do pensamento geográfico, convidamos a toda comunidade acadêmica para a socialização de pesquisas, ensaios e resenhas no número 51 da Revista Terra Livre, que tem como tema “Pensar e fazer a Geografia brasileira no século XXI: escalas, conflitos socioespaciais e crise estrutural na Nova Geopolítica Mundial”.


Prazo para submissão: 15 de dezembro de 2018.

Submissões via sistema SEER: http://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/index

Políticas editoriais e diretrizes para autores disponíveis em:

http://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/about/submissions#onlineSubmissions