A EFICIÊNCIA DA PRODUÇÃO CAMPONESA NO BRASIL: ESTUDO COMPARATIVO
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2010.415Resumo
O monopólio da terra no Brasil tem motivado, além da insuficiência de ações políticas específicas à pequena propriedade, senão a ausência delas em determinadas conjunturas sociopolíticas, a disseminação de estigmas que reforçam a tese de ineficiência econômica e incapacidade política de seus sujeitos em construir um projeto de agricultura que contemple não só a soberania, mas também a segurança alimentar. Nesse contexto floresce o ideário de uma agricultura pujante, invariavelmente associada à grande propriedade. Mas os dados analisados nesse trabalho o refutam. Partindo de um recorte territorial em que são perscrutados dois estados, com situação fundiária bastante diversa: o Mato Grosso do Sul, ícone da pecuária extensiva e da grande propriedade, e o Paraná, maior produtor de grãos do Brasil, e também expressão da pequena propriedade, embora a concentração fundiária também esteja presente. Em ambos os casos, verifica-se que são exatamente os pequenos estabelecimentos que melhor respondem aos desafios da produção e geração de renda no campo, a despeito da escassez de terras ao seu dispor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.