A influência dos métodos científicos na Geografia Física

Autores

  • João Osvaldo Rodrigues Nunes Professor Doutor do Departamento de Geografia - FTC/UNESP
  • João Lima SANT´ANNA NETO Professor Livre Docente do Departamento de Geografia - FTC/UNESP
  • José Tadeu Garcia Tommaselli Professor Doutor do Departamento de Geografia - FTC/UNESP
  • Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim Professora Doutora do Departamento de Geografia - FTC/UNESP
  • Maria Cristina Perusi Professora Doutora do Departamento de Geografia UNESP/ Campus Experimental

Resumo

nt

Biografia do Autor

João Osvaldo Rodrigues Nunes, Professor Doutor do Departamento de Geografia - FTC/UNESP

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), Pós-doutorado pela Universidade de Alicante, Espanha (2008-2009) e Livre Docência em Geografia Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia, mapeamento geomorfológico, erosão, depósitos tecnogênicos e Ambiente.

Maria Cristina Perusi, Professora Doutora do Departamento de Geografia UNESP/ Campus Experimental

É natural de Presidente Prudente/SP onde teve toda a formação básica em escolas da rede pública de ensino. Possui título de licenciada e bacharel em Geografia pela FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente, concluídos em 1994 e 1997, respectivamente. Mestrado e Doutorado em Agronomia pela FCA/UNESP Campus de Botucatu, concluídos em 2001 e 2005. Desde o ano de 2006, atua como professora do Curso de Geografia da UNESP/Campus Experimental de Ourinhos, onde é responsável pelas disciplinas de Geologia e Pedologia. Orienta e desenvolve projetos de pesquisa e extensão universitária na área ambiental, mais especificamente com física de solo e recuperação de áreas degradadas urbana e rural. Trabalha com educação formal e não formal em solos e educação ambiental inclusiva, além de formação inicial e continuada de professores. É responsável pelo laboratório de Geologia, Geomorfologia e Pedologia onde são realizadas predominantemente análises físicas de solo. Além disso, o referido laboratório sedia as atividades de projetos de extensão universitária e ensino. A partir do dia 02 de janeiro de 2012 será docente credenciada para docência e orientação de alunos de mestrado junto ao programa de Pós-Graduação em Geografia, área: Produção do Espaço Geográfico da FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

2015-09-03

Como Citar

RODRIGUES NUNES, J. O.; SANT´ANNA NETO, J. L.; GARCIA TOMMASELLI, J. T.; TRINDADE AMORIM, M. C. de C.; PERUSI, M. C. A influência dos métodos científicos na Geografia Física. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 27, p. 121–132, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/412. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)