Espaço público, cultura e participação popular na cidade contemporânea

Autores

  • Angelo Serpa Professor adjunto doutor do Departamento de Geografi a da Universidade Federal da Bahia, com Pós-doutorado em Geografi a Cultural pela Universidade de Paris IV (Sorbonne), pesquisador do CNPq. Av. Princeza Leopoldina, 359, Apto. 602, Ed. Vale da Princeza Graça - Salvador, BA – CEP: 40.150-080

Resumo

O texto discute o papel do espaço público na cidade contemporânea como espaço da ação política e arena para manifestação de diferentes idéias de “cultura” no contexto urbano. A cultura é vista aqui como um motivo de conflito de interesses nas sociedades contemporâneas, um conflito pela sua definição, pelo seu controle, pelos benefícios que assegura. Busca-se uma idéia de “cultura” que abarque as representações e práticas sociais das classes populares nas cidades contemporâneas, a partir de relatos de moradores dos bairros populares de Salvador, visando ao aprofundamento da discussão sobre a participação popular na formulação e gestão de políticas culturais num momento de consolidação da atividade turística na cidade. Na segunda parte do trabalho, tomando-se a formulação do conceito de “entre-lugar” como ponto de partida, analisa-se o exemplo das rádios comunitárias nos bairros populares da capital baiana, atentando-se para a força das táticas enraizadas no lugar e que podem subverter a lógica da produção de hegemonias culturais nas cidades contemporâneas. Por fim, sugere-se uma análise fenomenológica e praxeológica das trajetórias culturais dos grupos que produzem e reproduzem idéias de cultura alternativas à cultura dominante, a fim de apreender a composição dos lugares onde estes grupos atuam, bem como a inovação que modifica estes lugares ao atravessá-los, por sua abrangência de atuação.

Downloads

Publicado

2015-09-03

Como Citar

SERPA, A. Espaço público, cultura e participação popular na cidade contemporânea. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 25, p. 35–48, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/396. Acesso em: 19 abr. 2024.