O que há de novo no rural brasileiro?

Autores

  • Paulo Roberto R. Alentejano

Resumo

Nos últimos anos têm se multiplicado as referências à existência de um processo de transformação no campo brasileiro que implica a constituição de um “novo mundo rural”.
 Isto pode ser observado tanto em textos acadêmicos como em documentos governamentais e não-governamentais.
Entretanto, há muita controvérsia a respeito do real significado deste “novo rural”. O objetivo deste texto é analisar os principais processos de transformação em curso no agro brasileiro, de modo a identificar as novidades e as permanências, permitindo uma compreensão do que há de novo neste mundo rural.




Biografia do Autor

Paulo Roberto R. Alentejano

Possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - na qual integra o corpo docente dos cursos de Graduação em Geografia, Especialização em Educação Básica/Modalidade Ensino de Geografia, Especialização em Dinâmicas Urbano-Ambientais e Gestão do Território, Mestrado em Geografia e Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade. Faz parte ainda do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe da Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial da UNESP. Integra desde 2012 a Comissão Pedagógica Nacional do Pronera - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Reforma Agrária, Assentamentos Rurais, Conflitos no Campo, Impactos Territoriais dos Grandes Projetos de Desenvolvimento, Educação do Campo e Ensino de Geografia Agrária.

Downloads

Publicado

2015-05-24

Como Citar

ALENTEJANO, P. R. R. O que há de novo no rural brasileiro?. Terra Livre, [S. l.], n. 15, p. 87–112, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/362. Acesso em: 20 abr. 2024.