BELA, RECATADA E DO LAR
SE NÃO OS SOU, AINDA SOU! EXISTÊNCIA E RESISTÊNCIA DAS MULHERES NO CONTEXTO NEOLIBERAL
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2024.3486Palavras-chave:
Mulheres, Neoliberalismo, (re)existência, auto-estima, estereótipoResumo
O artigo ora apresentado realiza uma leitura crítica ao Neoliberalismo Econômico, pautado na pesquisa bibliográfica, sites e no trabalho de campo. Esta análise, parte do princípio da luta das mulheres, pela (re)existência, pois sob a égide do capitalismo em sua atual fase Neoliberal, as relações de gênero, assumem uma nova roupagem, delineando estereótipos da mulher ideal, reforçando a submissão e opressão, reproduzindo a hegemonização da padronização dos corpos, amplamente divulgada pela mídia, que com seu caráter ideológico e capitalista, faz com que as mulheres vivam constantemente processos de negação do eu, ódio aos seus próprios corpos e a busca incessante por cirurgias plásticas, devido a perda da autoestima, da autonomia, da voz, e da vontade de (re)existir.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das letras. 2009
ALVES, Ataulfo e LAGO, Mário. Ai, que saudades da Amélia, 1942. Disponível em: https://www.letras.mus.br/ataulfo-alves/165620/ .acesso em jul.2023
DARDOT, Pierre & LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução: Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo. 1ª. edição. 2016.
D`ÁVILA, Manuela. Por que lutamos? Um livro sobre amor e liberdade. São Paulo: Planeta do Brasil. 2019. 160p.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo. 2016.
FERREIRA, Bia. Não precisa ser Améila. 2019. Disponível em: https://www.letras.mus.br/bia-ferreira/nao-precisa-seramelia/ . Acesso em jul.2023
FOUCAULT, Michel. O nascimento da biopolítica. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes: 2008.
HAN, B. Capitalismo e impulso de morte: ensaios e entrevistas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.
HARVEY, David. Neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Edições Loyola. 2008
LEONE, Priscilla Novaes (Pitty) e MENDONÇA, Martin. Desconstruindo Amélia. 2009. Disponível: https://www.letras.mus.br/pitty/1524312/ . Acesso em jul.2023
MALCOM X. Quem te ensinou? Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TIEJJVEaRGk . Acesso em jul. 2023.
MIGUEL, Luis Felipe e BIROLI, Flávia. Feminismo e política: uma introdução. São Paulo: Boitempo, 2014.
TIBURI, Marcia. Feminismo em comum: para todas, todes e todos. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 12a. Ed. 2019.
TOLEDO, Enrique de la Garza. In LAURELL, Asa (org.). Estado e políticas sociais no neoliberalismo. São Paulo: Cortez, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kamila Madureira da Silva, Norma Oviedo, Alexandre Bergamin Vieira, Adalberto Vital dos Santos Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.