Considerações sobre a teoria da etchplanação e sua aplicação nos estudos nas formas de relevo nas regiões tropicais quentes e úmidas

Autores

  • Antonio Carlos Vitte

Resumo

O artigo apresenta a teoria da etchplanação como um referencial teórico e metodológico para os estudos das formas de relevo nas regiões tropicais quentes e úmidas,  destacando o papel do intemperismo químico e dos sistemas de transformação da cobertura pedológica. A originalidade da teoria da etchplanação é que ela considera os processos geoquímicos e pedogenéticos como sendo os principais mecanismos da morfogênese e do aplainamento das formas de relevo. Neste trabalho serão discutidos a gênese da teoria da etchplanação; o regime cratônico e a etchplanação nas regiões tropicais; o intemperismo químico como mecanismo básico do aplainamento das formas de relevo; uma agenda de pesquisa na teoria da etchplanação.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Vitte

Departamento de Geografia, Instituto de Geociências – UNICAMP

Downloads

Publicado

2015-05-24

Como Citar

CARLOS VITTE, A. Considerações sobre a teoria da etchplanação e sua aplicação nos estudos nas formas de relevo nas regiões tropicais quentes e úmidas. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 11–24, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/347. Acesso em: 18 abr. 2024.