GEOGRAFIA, RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS E EDUCAÇÃO: A DIMENSÃO ESPACIAL DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO
Resumo
O mito de um país formado harmonicamente por três raças
– indígena, branca e negra – é uma “ideologia geográfica” que
permeia as interpretações da nação e do território brasileiros, desde
aos anos 1930. Um paulatino aparecimento político de negros,
quilombolas e indígenas no cenário nacional marca o debate público
e os estudos acadêmicos desde os anos 1970 e levou à adoção de
políticas de Ações Afirmativas no século 21. No que diz respeito à
Geografia e ao ensino da disciplina, nota-se o crescimento do
interesse acerca desses temas bem como em situações que
perpassam da escala local à mundial: conflitos fundiários,
segregação espacial, e constituição de lugares étnicos (expressões
espaciais da identidade negra, indígena, quilombola, cigana) num
mundo racializado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.