SOBRE AS POSSÍVEIS GEOGRAFIAS DO IMPÉRIO EM TEMPOS DE III REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: BIOTECNOLOGIA, CAÇADORES DE GENES E EXTRATIVISMO DA MATÉRIA-PRIMAHOMEM
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2009.288Resumo
As últimas três décadas foram alvos de grandes transformações e adubo a outras que estão sendo ensaiadas, em especial pela maior potência econômico-militar que o planeta já viu: falta de petróleo; crise de superacumulação; fim da guerra perdida e não cicatrizada; perda de paridade na relação ourodólar; fim do bloco socialista; afã de solidificação da pax americana, se preciso via violência; e, entre outras, investimento em reestruturação a partir de várias frentes, como a das pesquisas em biotecnologia. Para lastrear as tentativas de soerguimento da economia da superpotência solitária, novas formas de imperialismo são desenvolvidas, maiormente identificadas com ataques preventivos e pipocamento de guerras unilaterais às expensas das instituições internacionais enxergadas como importantes até então. Na nova geografia, tende a ser mais desigual e combinado o desenvolvimento inter-nações, como possível que guerras por partilhas ou usufrutos territoriaissejam deflagradas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.