KANT E AS CIÊNCIAS DA NATUREZA: A CONSTRUÇÃO DA GEOGRAFIA FÍSICA.

Autores

  • ANTONIO CARLOS VITTE
  • ROBERISON WITTGENSTEIN DIAS DA SILVEIRA

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma discussão sobre o papel da filosofia e da ontologia kantiana na constituição das ciências da natureza e sua influência na construção a geografia física. O surgimento das ciências da natureza é o resultado da adoção da estrutura do apriorismo que permitiu individualizar as entidades naturais. Nessa estrutura, o espaço é um conceito catalisador permitindo refletir e ao mesmo tempo empiricizar o conceito de natureza em morfologias e posteriormente na construção do conceito de geoesfera. A geografia física, produto dessa reflexão ontológica de natureza passou a ter o status de instrumentalizar e ao mesmo tempo refletir a relação entre o empírico e o transcendental, deixando assim de ser uma ciência descritiva, para tornar-se uma ciência explicativa e universal. Uma conseqüência imediata foi a sua influência em Humboldt, nas descobertas da geologia e no processo estético de construção do conceito de paisagem e na sua representação cartográfica.

Biografia do Autor

ANTONIO CARLOS VITTE

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é ms3 - assistente doutor da Universidade Estadual de Campinas. Orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra, ambos do Instituto de Geociências, Unicamp. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em História e Epistemologia da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, historia e epistemologia da geografia, geografia física, filosofia kantiana e geomorfologia.

ROBERISON WITTGENSTEIN DIAS DA SILVEIRA

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista de Presidente Prudente, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor Adjunto na área de Geografia Humana e Econômica da UFAL/Sertão. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em História do Pensamento Geográfico, Filosofia e Geografia Econômica.

Downloads

Publicado

2015-08-13

Como Citar

VITTE, A. C.; DIAS DA SILVEIRA, R. W. KANT E AS CIÊNCIAS DA NATUREZA: A CONSTRUÇÃO DA GEOGRAFIA FÍSICA. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 32, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/282. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)