CONSERVAÇÃO AMBIENTAL E URBANIZAÇÃO - AS CONTRADIÇÕES SÓCIO-ESPACIAIS NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL DE CAMPINAS

Autores

  • FERNANDA LODI TREVISAN
  • MARIA TEREZA DUARTE PAES

Resumo

Este artigo aborda a produção do espaço urbano, tomando como referência na Área de Proteção Ambiental que comporta os Distritos de Sousas e Joaquim Egídio, no município de Campinas, São Paulo. A região tem sofrido enorme pressão para ocupação de seu espaço em função da qualidade de vida e das amenidades naturais que ainda mantém. A partir de nossas reflexões e pesquisas, enfatizamos que o uso socialmente seletivo destas territorialidades urbanas, recentemente criadas em virtude da crescente especulação imobiliária, da construção de condomínios fechados e da normatização da região como uma Unidade de Conservação (UC), aceleram a privatização, pelas classes médias e elites urbanas, de extensas áreas em uma UC que tem como pressuposto o uso sustentável e o acesso público,  inserindo-a em um processo contraditório de segregação sócioespacial.

Biografia do Autor

FERNANDA LODI TREVISAN

Possui graduação em Geografia - bacharelado e licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (2006), e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2009).

MARIA TEREZA DUARTE PAES

Geógrafa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999). É professora da Universidade Estadual de Campinas desde 1994 (no Departamento de Sociologia/IFCH) e, a partir de 1999, no Departamento de Geografia/IG. Em 2007 realizou Pós-Doutorado em Geografia, com bolsa da CAPES, na Université de Pau et des Pays de LAdour, na França, no Laboratoire Société Environnement Territoire (IRSAM/SET). Atua nas áreas de pesquisa sobre patrimônio cultural, turismo e meio ambiente urbano, e coordena o Grupo de Pesquisa "Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural". Foi conselheira do CONDEPHAAT pela Unicamp (2008-2010), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IG/Unicamp, 2008-2010) e Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE, 2011-2014). É pesquisadora do CNPq - PQ 2008.

Downloads

Publicado

2015-08-13

Como Citar

LODI TREVISAN, F.; DUARTE PAES, M. T. CONSERVAÇÃO AMBIENTAL E URBANIZAÇÃO - AS CONTRADIÇÕES SÓCIO-ESPACIAIS NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL DE CAMPINAS. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 32, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/277. Acesso em: 19 abr. 2024.