PESCA ARTESANAL, CARCINICULTURA E GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA NA ZONA COSTEIRA DO CEARÁ

Autores

  • MARIA DO CÉU DE LIMA

Resumo

A reflexão sobre a história das comunidades pesqueiras marítimas do Ceará enraizadas em territórios à beira-mar, mediante determinadas condições de produção da vida, de reprodução das relações sociais e de sociabilidades na zona costeira, balizou a pesquisa que fundamentou a elaboração da tese de doutorado intitulada COMUNIDADES PESQUEIRAS MARÍTIMAS NO CEARÁ: território,  costumes e conflitos apresentada em 2002 na Faculdade de Filosofia,  Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP, de nossa autoria. Além de dimensionar a dinâmica das atividades produtivas, a referida tese aborda e discute o significado das estratégias e articulações, construídas em diferentes escalas, no curso das lutas empreendidas pelos pescadores e pescadoras artesanais por:  a) melhores condições de vida; b) permanência da pesca artesanal e outras atividades tradicionais; c) o direito à terra e ao território; e, d)  a construção de projeto social valorizador da diversidade social e cultural dos povos do mar. O presente artigo busca dar continuidade à abordagem do mesmo tema e discute, em particular, os novos desafios enfrentados pelas comunidades pesqueiras com a chegada da carcinicultura e dos empreendimentos para a geração de energia eólica na zona costeira do Ceará. A continuidade da referida pesquisa tem contribuído para fundamentar melhor nossa compreensão e intervenção junto a tais comunidades. A atual conjuntura nos impõe a necessidade de avançarmos na compreensão do universo das populações tradicionais que moram na zona costeira do Ceará, especificamente das comunidades costeiras, que sempre nos inspiram outros olhares e percursos na busca de apreensão do real.

Biografia do Autor

MARIA DO CÉU DE LIMA

Possui graduação Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), especialização pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais (Geografia Humana), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2002), pós-dotorado em Geografia pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia e Movimentos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: zona costeira, conflitos por terra; conflito por territórios, metodologia e prática da pesquisa.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

DE LIMA, M. D. C. PESCA ARTESANAL, CARCINICULTURA E GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA NA ZONA COSTEIRA DO CEARÁ. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 31, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/270. Acesso em: 28 mar. 2024.