TERRITÓRIO E POLÍTICA ESTATAL: A INDÚSTRIA DA PESCA NO BRASIL

Autores

  • CÉSAR AUGUSTO ÁVILA MARTINS

Resumo

O artigo analisa o uso do território por empresas industriais de pesca. O território é considerado como ativo, articulando a exigência de matéria-prima produzida extrativamente, as políticas de Estado e a presença de firmas que podem fazer partes de grupos econômicos. As articulações são apresentadas para o setor instalado no Brasil entre 1967 e 1986.




Biografia do Autor

CÉSAR AUGUSTO ÁVILA MARTINS

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com mestrado em Geografia Humana na Universidade de São Paulo e doutorado em Geografia: desenvolvimento regional e urbano na Universidade Federal de Santa Catarina, realizou estágio de posdoutorado na Universitat Autònoma de Barcelona como bolsista BEX da CAPES entre 2012 e 2013. Foi professor em escolas públicas e privadas e desde 1989 é docente na FURG onde participa no Núcleo de Análises Urbanas (www.nau.furg.br). As áreas de interesse são Geografia Econômica e Geografia Urbana em temas relacionados a indústria, cidade, urbano, ensino e pesca

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

ÁVILA MARTINS, C. A. TERRITÓRIO E POLÍTICA ESTATAL: A INDÚSTRIA DA PESCA NO BRASIL. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 31, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/269. Acesso em: 19 abr. 2024.