ONDE SE CONSTRÓI A IDENTIDADE FORMATIVA DO GEÓGRAFO E DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA? OU AINDA, É POSSÍVEL FAZER GEOGRAFIA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA?

Autores

  • JORGE LUIZ BARCELLOS DA SILVA
  • REGINA RIZZO RAMIRES

Resumo

O presente texto tem como objetivo relatar e ponderar sobre as dificuldades e desafios da prática nas formações em Geografia,  analisando as importantes mudanças referentes aos campos profissionais tanto de bacharéis quanto de professores de geografia.  O eixo central da análise proposta é avaliação do andamento da implantação de uma nova proposta curricular em Geografia, realizada no Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, desde o início do ano de 2006. Pretende-se analisar o significado e os riscos resultantes do rompimento com estruturas disciplinares historicamente consolidadas nos cursos de formação em geografia, analisando as novas áreas de pesquisa decorrentes desse processo e, também, o modo como conhecimentos tão importantes na discussão geográfica podem ser incorporados por novas áreas de trabalho e reflexão em geografia, dando-lhes mais evidência.

Biografia do Autor

JORGE LUIZ BARCELLOS DA SILVA

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1996) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professor Adjunto II do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos, responsável pelas unidades curriculares Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Geografia, Práticas Pedagógicas Programadas e participa como Professor-Preceptor no Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia; credenciado como orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNIFESP - Linhas de pesquisa: Políticas Educacionais e Formação de Educadores); Coordenador do Subprojeto da Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UNIFESP 2014; Coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa de História e Geografia para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos; integrante do Observatório de Educação (OBEDUC Edital n 49/2012 ), Projeto : Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID; Laboratório Interdisciplinar para Formação de Educadores da UNIFESP (LIFE Edital nº 35/2012), ambos financiados pela Capes. Tem experiência na área de Educação como professor da escola básica (ensino fundamental , médio e educação de jovens e adultos), professor do ensino superior ( formação de bacharel e professores e orientação de estágio em curso de licenciatura ), coordenação pedagógica de cursos de bacharelado e licenciatura, coordenação de cursos de formação ministrado para professores da educação básica, execução de projetos de formação para o magistério na educação básica. Enfase de pesquisa encontra-se no Ensino e Aprendizagens de Geografia com destaque aos seguintes temas: Formação de professores e práticas curriculares, política pública de formação de professores Teorias e métodos da Geografia, História da Ciência geográfica e as trajetórias do Ensino de Geografia no Brasil.

REGINA RIZZO RAMIRES

É GRADUADA e MESTRE em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). É DOUTORA em Educação e Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Atualmente pertence ao DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente e também como Vice Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia e docente no Curso de Especialização em Ensino de Geografia, pela COGEAE-PUCSP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia e ensino, formação docente em geografia, aprendizagem e cognição, representações gráficas, linguagens e cartografias.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

BARCELLOS DA SILVA, J. L.; RIZZO RAMIRES, R. ONDE SE CONSTRÓI A IDENTIDADE FORMATIVA DO GEÓGRAFO E DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA? OU AINDA, É POSSÍVEL FAZER GEOGRAFIA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA?. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 31, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/268. Acesso em: 28 mar. 2024.