A AUTORIA DE LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA EM PERNAMBUCO NO SÉCULO XIX: UMA RELAÇÃO ENTRE A LEGISLAÇÃO E A ELABORAÇÃO

Autores

  • MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE Professora Adjunto do Centro de Educação -UFPB

Resumo

Estamos construindo junto ao grupo de pesquisa Ciência, Educação e Sociedade na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, uma pesquisa que tem como objetivo compreender a contribuição do livro didático para a história da geografia escolar. Nesta perspectiva estamos apresentando alguns resultados  (ALBUQUERQUE, 2006, 2007 e 2008), neste trabalho destacaremos as primeiras análises sobre a relação entre a legislação que regia o ensino primário de geografia no século XIX em Pernambuco, a elaboração de livros didáticos que foram publicados na perspectiva do cumprimento da legislação vigente e a figura do autor naquele contexto histórico. Entre as publicações do século XIX, catalogadas no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, um livro e uma lei nos chamaram a atenção: no ano de 1875, a lei número 1:143, art. 33 S 7º determinou às escolas daquela província a obrigatoriedade do “[...] ensino dos elementos de Historia e Geographia Universal. Historia e Geographia do Brazil, especialmente desta província.” No ano seguinte foi publicado um livro didático de geografia trazendo exatamente as determinações referidas na lei: Elementos de Geographia universal - Geral do Brazil e especial de Pernambuco para a infância escolar da província de Pernambuco, de autoria de Manuel Pereira de Moraes Pinheiro,  editado pela Typographia Mercantil. Neste trabalho analisaremos a relação entre essa lei e a publicação desse material didático, buscando compreender o papel dos legisladores e dos autores de livros didáticos.

Biografia do Autor

MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE, Professora Adjunto do Centro de Educação -UFPB

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2004), Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo (1998) e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1985). Professora Associada I do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFPB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPB. Bolsista Sênior Capes, com projeto de pesquisa sendo desenvolvido na Universidade de Lisboa - UL, portugal. Autora de Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental e Médio. Coordenadora da área de Geografia do Projeto Educação e Memória: Organização de Acervos de Livros Didáticos" da Faculdade de Educação - USP. Membro do Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPQ, "Ciência Educação e Sociedade", do Centro de Educação da UFPB. Experiência na área de Educação, com destaque para História da Disciplina Escolar Geografia, com pesquisas sobre ensino, livros didáticos e formação de professor, assim como também sobre metodologia do ensino de Geografia com destaque para estudo do meio, práticas escolares e interdisciplinaridade.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

DE ALBUQUERQUE, M. A. M. A AUTORIA DE LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA EM PERNAMBUCO NO SÉCULO XIX: UMA RELAÇÃO ENTRE A LEGISLAÇÃO E A ELABORAÇÃO. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 31, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/267. Acesso em: 24 abr. 2024.