A AUTORIA DE LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA EM PERNAMBUCO NO SÉCULO XIX: UMA RELAÇÃO ENTRE A LEGISLAÇÃO E A ELABORAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2008.267Resumo
Estamos construindo junto ao grupo de pesquisa Ciência, Educação e Sociedade na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, uma pesquisa que tem como objetivo compreender a contribuição do livro didático para a história da geografia escolar. Nesta perspectiva estamos apresentando alguns resultados (ALBUQUERQUE, 2006, 2007 e 2008), neste trabalho destacaremos as primeiras análises sobre a relação entre a legislação que regia o ensino primário de geografia no século XIX em Pernambuco, a elaboração de livros didáticos que foram publicados na perspectiva do cumprimento da legislação vigente e a figura do autor naquele contexto histórico. Entre as publicações do século XIX, catalogadas no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, um livro e uma lei nos chamaram a atenção: no ano de 1875, a lei número 1:143, art. 33 S 7º determinou às escolas daquela província a obrigatoriedade do “[...] ensino dos elementos de Historia e Geographia Universal. Historia e Geographia do Brazil, especialmente desta província.” No ano seguinte foi publicado um livro didático de geografia trazendo exatamente as determinações referidas na lei: Elementos de Geographia universal - Geral do Brazil e especial de Pernambuco para a infância escolar da província de Pernambuco, de autoria de Manuel Pereira de Moraes Pinheiro, editado pela Typographia Mercantil. Neste trabalho analisaremos a relação entre essa lei e a publicação desse material didático, buscando compreender o papel dos legisladores e dos autores de livros didáticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.