ESPAÇO, POLÍTICA E PERIFERIA: AS POLÍTICAS SOCIAIS NA RE-PRODUÇÃO DE RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2008.258Resumo
Partindo da constatação de que as periferias metropolitanas têm se conformado como espacialidades privilegiadas das intervenções do Estado, sobretudo através das políticas sociais, entendemos que a compreensão mais acurada desse fenômeno só pode se dar pela sua articulação com a re-produção das relações sociais de produção. Nosso objetivo não é “inventariar” ou realizar um “balanço” das políticas sociais no Brasil, seja em que instância de governo for, mas enfatizálas como o modo pelo qual o Estado vem se fazendo presente no espaço social. Assim sendo, além de interrogarmos as estratégias e as ideologias subjacentes a tais intervenções, procuramos compreender a cadeia de tensões entre o desejo, as necessidades sociais e as carências, estas duas últimas como representações mediadoras da realização da vida no mundo moderno. No seio dessas tensões podem estar os traços presentes e potenciais de reflexão individual e/ou coletiva acerca do modus operandi do Estado na satisfação dessas necessidades e carências, bem como as (im)possibilidades da irrupção da política nessas espacialidadesperiféricas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.