"POR UMA GEOGRAFIA DO PASSADO DISTANTE - MARCAS PRETÉRITAS" NA PAISAGEM COMO MEMÓRIA SOCIAL DAS SOCIEDADES AUTÓCTONES

Autores

  • SÉRGIO ALMEIDA LOIOLA

Resumo

A geografia brasileira tem desconsiderado a dinâmica territorial anterior ao século XVI. Por quê? Durante a investigação desse passado duas constatações se apresentaram: há limitações nas abordagens atuais e invisibilidades no discurso acadêmico, reproduzidas por ideários modernos e seus corolários na ciência. Do esforço de superar essas limitações resultou uma proposta de abordagem do passado anterior ao século XVI, argumentos iniciais a uma geografia do passado distante, que busca nas informações arqueológicas e paleoambientais suas fontes, sob o viés interpretativo da escola arqueológica pós-processual, etnogeografia e história ambiental. Parte da trilogia física, biológica e social da paisagem para investigar tanto a dinâmica ambiental quanto social, entendendo as marcas e a cultura material na paisagem como memória sócioespacial. Na tentativa de realizar análises socioambientais e aproximar diferentes disciplinas, incorpora princípios de complexidade na estruturação de um método complexo que seja capaz de lidar com sistemas de objetos e ações sócioambientais no espaço-tempo.

Biografia do Autor

SÉRGIO ALMEIDA LOIOLA

Pesquisador, desenvolve pesquisas em parceria com o Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade-NUPEAT, IESA, UFG. Doutorado em geografia, Instituto de Estudos Socioambientais - IESA-UFG. Mestre em Geografia, Bacharelado em Geografia. Bacharelado inconcluso em Física, UFES, ES. Técnico em Eletrotécnica, Instrumentação Industrial e Telecomunicações. Atuou na área tecnológica, com ênfase em operação de Sistemas de telecomunicações e Redes de clientes corporativos, na Embratel. Pesquisou nas áreas geografia agrária, etnogeografia, biogeografia, paleoclimatologia, geografia histórica ambiental. Coordenador do Conselho Científico da Revista Terceiro Incluído - http://www.revistas.ufg.br/index.php/teri/index Integrante da READAPT-Rede Transdisciplinar de P&D para Adaptação às Mudanças Climáticas. Integrante do Grupo Saberes de Gaia - Grupo de Estudos e Práticas Aplicadas a Cultura da Sustentabilidade, vinculado ao NUPEAT/IESA/UFG. Pesquisa temas correlatos a: Cultura da Sustentabilidade; TICs na Educação Ambiental Aplicada; Estratégia adaptativas às Mudanças Climáticas e ao Meio Ecológico; Auto-organização e a Evolução de Sistemas Complexos Adaptativos na interações sociedade-paleoclima; Inovações verdes e sociais; Agroecologia; Energias Renováveis; Permacultura; Complexidade e Transdisciplinaridade; ao Desenvolvimento de Abordagens Geográficas Complexas, que aproximem as ciências, a sociedade e a natureza, o espaço e o tempo; e a estruturação de um Painel da Sustentabilidade Adaptativa.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

ALMEIDA LOIOLA, S. "POR UMA GEOGRAFIA DO PASSADO DISTANTE - MARCAS PRETÉRITAS" NA PAISAGEM COMO MEMÓRIA SOCIAL DAS SOCIEDADES AUTÓCTONES. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 29, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/251. Acesso em: 28 mar. 2024.