"POSSIBILIDADES EPSTEMOLÓGICAS" E PEDAGÓGICAS DA GEOGRAFIA HUMANA EM SEU TRONCO HUMANÍSTICOCULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2007.245Resumo
As possibilidades epistemológicas e pedagógicas da geografia cultural humanista revelam ações fenomenológicas como instrumento na elaboração e disseminação do conhecimento humano em sua ordem científica. Para esse intento, posicionam-se, de forma sucinta, os saberes epistemológicos da ciência em geral e da geografia em particular, em sua contemporaneidade. Com isso pontua-se a necessidade de adaptação do projeto humano em ambiente epistêmico e pedagógico, ressaltando que o positivismo, assim como o mecanicismo que formou uma alma-racional e um corpo-mecânico devem contar também com os sentimentos mais puros da alma humana. O artigo ressalta que a geografia, pela sua estrutura epistêmica, dentro do humanismo, pode sustentar instrumentalmente, mediante descrição subjetiva, em contexto situacional e intencional, devidamente suspenso, as elucubrações idiossincráticas, ônticas e dialógicas do ser humano. O artigo busca refletir as mudanças socioculturais e científicas e as adaptações que a geografia fenomenológica, seu método e seu caráter pedagógico podem oferecer ao desenvolvimento humano.
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