O ESTUDO GEOGRÁFICO DOS ELEMENTOS CULTURAIS - CONSIDERAÇÕES PARA ALÉM DA GEOGRAFIA CULTURAL

Autores

  • CLÁUDIO BENITO OLIVEIRA FERRAZ Professor vínculado ao Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista - UNESP (campus de Pres. Prudente/SP)

Resumo

O processo histórico de formação institucional das ciências modernas gerou uma tendência a especialização do conhecimento que levou a muitos a acreditarem que as denominações dessas especializações expressavam a totalidade da realidade observada. Esse é o caso da chamada Geografia Cultural em que os estudos dos aspectos culturais da realidade social pela visão geográfica, presentes em qualquer abordagem,  acabam substituídos por aspectos de catalogação e descrição superficial dos elementos de determinada região. O resgate atual da Geografia Cultural tende a cair em modismos teóricos e apenas ser um novo nome para práticas viciadas de se fazer estudos científicos, não contribuindo para um melhor entendimento da dinâmica espacial da sociedade atual.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

OLIVEIRA FERRAZ, C. B. O ESTUDO GEOGRÁFICO DOS ELEMENTOS CULTURAIS - CONSIDERAÇÕES PARA ALÉM DA GEOGRAFIA CULTURAL. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 29, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/239. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)