DESAFIOS À ANÁLISE DO ESPAÇO URBANO: INTERPRETANDO TEXTOS MARGINAIS DO DISCURSO GEOGRÁFICO

Autores

  • ALMIR NABOZNY
  • JOSELI MARIA SILVA
  • MARCIO JOSÉ ORNAT

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar os desafios teórico-metodológicos enfrentados pelo Grupo de Estudos Territoriais no desenvolvimento de pesquisas atreladas às relações entre sexualidade e espaço urbano.  Primeiramente, apresentamos o posicionamento teórico do grupo fundamentado na perspectiva da nova geografia cultural, o qual entende que os sujeitos criam interpretações espaciais plurais e isso permite uma pluriversalidade da realidade estudada. Num segundo momento, evidenciamos, através dos relatos de nossa trajetória de pesquisa, uma reflexão sobre a posicionalidade do sujeito pesquisador no processo de construção do conhecimento geográfico. 

Biografia do Autor

ALMIR NABOZNY

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2014). Atualmente é professor Assistente A na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) onde atua nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia presencial e na coordenação de trabalhos de conclusão de curso na modalidade a distância (licenciatura). Docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Geografia UEPG (http://sites.uepg.br/ppgg/mestrado). Atualmente desenvolve pesquisas em interface entre História Social e Epistemologia da Geografia, enfocando prioritariamente pesquisas qualitativas e espacialidades urbanas. Possui curiosidades de investigação em movimentos urbanos de resistências, entre outros fenômenos que nutram um diálogo com a "sociogênese" dos conheciementos geográficos, relações de poder e campo científico, etc.

JOSELI MARIA SILVA

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-doutorado em Geografia e Gênero na Universidade Complutense de Madrid (2008- Bolsista CAPES). Pós-Doutorado em Geografia e Sexualidades na University of Brighton (2015- Bolsista CAPES). É docente do Ensino Superior desde 1990. Atualmente é professora Associada, nível B da Universidade Estadual de Ponta Grossa, docente dos cursos de Graduação em Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UEPG (Mestrado e Doutorado). Editora chefe da Revista Latino-americana de Geografia e Gênero desde 2010. Desde 2003 coordena o Grupo de Estudos Territoriais e com trabalhos extensionistas participa da ONG Renascer direitos humanos LGBT desde 2006, bem como é Consultora representante do Brasil no Projeto Transrespect versus Transphobia da Transgender Europe com Sede em Berlim. É representante do Brasil na União Geográfica Internacional - Seção Gênero desde 2011 e é membro da Comissão de Coordenação da Rede Ibero-Latinoamericana de Geografia Gênero desde 2010.

MARCIO JOSÉ ORNAT

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFRJ - 2011); Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (UEPG - 2008); Licenciado e Bacharel em Geografia (UEPG - 2005); É professor Adjunto A, no Departamento de Geociências, da Universidade Estadual de Ponta Grossa; É membro da equipe técnica responsável pelo site http://www.gete.net.br/; Desde o ano de 2011 é um dos coordenadores do Grupo de Estudos Territoriais (GETE) e pesquisador do Grupo Espacialidades, Territorialidades e Identidades plurais - UNICENTRO; Compõe: a equipe de coordenação da Rede de Estudos de Geografia e Gênero da América Latina (https://sites.google.com/site/reggsal/); a mesa editorial da Revista Latino - Americana de Geografia e Gênero (http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rlagg). Desenvolve pesquisas que problematizam as imbricações entre espacialidades, gênero e sexualidades.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

NABOZNY, A.; MARIA SILVA, J.; JOSÉ ORNAT, M. DESAFIOS À ANÁLISE DO ESPAÇO URBANO: INTERPRETANDO TEXTOS MARGINAIS DO DISCURSO GEOGRÁFICO. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 29, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/238. Acesso em: 24 abr. 2024.