O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS DESCOMPASSOS ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE E AS ORIENTAÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • MARIA CLEONICE B. BRAGA Profª Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2007.226

Resumo

O presente artigo tem como preocupação central o ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental tomando como parâmetro as demandas formativas dos docentes postas pelas políticas educacionais a partir da década de 90 do século passado. O objetivo é analisar as possibilidades dos professores desse nível de ensino para desenvolverem uma Geografia Crítica considerando suas formações para o trabalho com a referida disciplina. A referida reflexão exigiu uma incursão em alguns estudos sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como a realização de uma breve revisão pelos fundamentos da ciência geográfica e sua relação com o ensino, revisão essa que resultou no estabelecimento de uma classificação das atuais tendências do ensino de Geografia em dois grupos: as Geografias

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

B. BRAGA, M. C. O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS DESCOMPASSOS ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE E AS ORIENTAÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 129–148, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2007.226. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/226. Acesso em: 23 nov. 2024.