Estratégias de desenvolvimento regional para a Amazônia pós-1950: lições do passado, possibilidades do futuro
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2006.215Resumo
No decorrer da história do crescimento regional pelo qual a Amazônia brasileira tem passado várias foram a estratégias implementadas pelo Estado com vistas a promover seu desenvolvimento sócio-econômico. O presente artigo tem como pretensão fazer uma breve discussão acerca de algumas estratégias de desenvolvimento adotadas pelo Estado na Amazônia brasileira a partir de meados da década de 1950, buscando analisar quais as implicações delas no processo de reorganização sócio-espacial, bem como de algumas estratégias alternativas de desenvolvimento que têm como perspectiva reestruturar economicamente a região, evidenciando cada vez mais os choques de interesses existentes entre o modelo de ocupação exógeno, pautado numa visão externa ao território, e o modelo endógeno, fundamentado numa visão interna do território.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-08-11
Como Citar
AMORIM BRITO, L. S.; DA COSTA, L. M. G. Estratégias de desenvolvimento regional para a Amazônia pós-1950: lições do passado, possibilidades do futuro. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 195–205, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2006.215. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/215. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.