Representações de mundo, geografias adversas e manejo simbólico – aproximações entre clínica psicopedagógica e ensino de geografia
Resumo
O artigo estabelece relações conceituais e operacionais entre representações de mundo, manejo simbólico e aproximações entre clínica psicopedagógica e ensino de geografia, em periferias urbanas, onde a geografia proximamente vivida e os contextos sócio-econômicos são expressos, pelos pacientes de práticas clínicas, como adversos para a existência. Temas geográficos são utilizados como meio para o trabalho de ressocialização de crianças e adolescentes gravemente conflituados, sendo apontada uma proximidade entre clínica psicopedagógica, escola pública e ensino de geografia, se consideradas conflituosidades manifestadas na clínica e na escola como proximidades situadas sobre a extensão de um mesmo universo social gerador de exclusões.Downloads
Publicado
2015-08-10
Como Citar
VIZZOTTO REFFATTI, L.; REGO, N. Representações de mundo, geografias adversas e manejo simbólico – aproximações entre clínica psicopedagógica e ensino de geografia. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 23, p. 75–85, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/194. Acesso em: 20 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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