Produção de um território disciplinar: o policiamento escolar da CIPOE

Autores

  • Leildo Dias Silva Universidade Federal do Pará (UFPA); Secretaria de Estado da Educação do Pará (SEDUC); http://orcid.org/0000-0003-1227-1433
  • Aldo Luiz Fernandes Souza Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém.

Resumo

O policiamento escolar, para muitos, ainda soa com estranheza. Apesar de isso já ser realidade nas escolas de Belém, Ananindeua e Marituba (Pará), há poucas pesquisas sobre o tema. Esta pesquisa tem como tema o policiamento escolar, com recorte para as Rondas Escolares Ordinárias (REOs), entre os anos de 2015 e 2016, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba. Objetivamos analisar como se dá a produção do território do policiamento escolar, sobretudo por meio das REOs efetuadas pela Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPOE). A metodologia que adotamos foi: 1) revisão de literatura especializada; 2) trabalhos de campos; 3) tabulação dos dados e 4) interpretação e análise dos dados. Como conclusões, podemos afirmar que há produção de um território do policiamento escolar e que, para isso, são utilizadas diversas estratégias/práticas, com ênfase nas práticas de poder disciplinar.

 

Palavras-chave: Rondas Ordinárias Escolares. Território. Escola. Disciplina.

Biografia do Autor

Leildo Dias Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA); Secretaria de Estado da Educação do Pará (SEDUC);

Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Universidade Federal do Pará (UFPA);

Professor de Geografia pela Secretaria de Estado da Educação do Pará (SEDUC);

Membro do Grupo de Pesquisa Defesa, Fronteira e Políticas Públicas (NAEA/UFPA);

Membro do grupo de pesquisa SABERES GEOGRÁFICOS: DIÁLOGOS ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, na linha de pesquisa Cidade, Violência e Escola (IFPA).

Aldo Luiz Fernandes Souza, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém.

Doutorado em Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Brasil(2012)
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém.

Membro do grupo de pesquisa SABERES GEOGRÁFICOS: DIÁLOGOS ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, na linha de pesquisa Cidade, Violência e Escola (IFPA).

Downloads

Publicado

2020-09-27

Como Citar

SILVA, L. D.; SOUZA, A. L. F. Produção de um território disciplinar: o policiamento escolar da CIPOE. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 54, p. 845–885, 2020. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1849. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos